O Exército brasileiro assinou Contrato de Suporte Logístico Integrado com KMW para Leopard 1A5
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

O Exército brasileiro assinou Contrato de Suporte Logístico Integrado com KMW para Leopard 1A5

Leopard1A5 Brazilian Army KMW1
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) -  O renascimento dos blindados no Exército Brasileiro deu mais um importante passo com a assinatura do Contrato de Suporte Logístico Integrado, um acordo celebrado entre aquela instituição e a empresa germânica KRAUSS MAFFEI WEGMANN (KMW), fabricante dos blindados, no início do mês de setembro corrente. As 240 viaturas, ora em processo de distribuição as unidades operadoras, contarão com suporte direto do fabricante por um período de cinco anos para peças, reparos e treinamento de pessoal.

Tido como a mais moderna e eficiente versão do traço Alfa, o Leopard 1A5 recebeu todas as modernizações introduzidas pelo Exército Alemão a medida que este país recebia seus primeiros carros do traço Bravo (hoje na versão 2B7). Para manter uma quantidade adequada de carros operacionais enquanto os tipos mais novos entravam em serviço, foram efetuadas modernizações nos blindados disponíveis usando-se componentes e novas tecnologias desenvolvidas e utilizadas pelos Leopard 2. Melhorias nos sistemas optrônico, de tiro e da torre do modelo transformaram estes carros em uma ótima solução, permitindo assim ao Exército Alemão uma transição fluida entre duas gerações do mesmo projeto sem perda de efetivo.

Disponíveis em bom número no mercado, e contando com suporte do fabricante por pelo menos mais duas décadas, estes blindados tornaram-se uma oportunidade de compra por demais atraente para o Exército Brasileiro, tanto pela má impressão deixada pelos tanques norte americanos M-60 A3TTS quanto pelas dificuldades encontradas na operação do primeiro lote de 128 carros Leopardo 1A1 comprados da Bélgica nos anos 90 e equipados com sistema de tiro da empresa SABEX, um item controverso que gerou diversos problemas e foi inclusive nacionalizado pela empresa DF Vasconcelos. Todos os percalços advindos da introdução deste modelo inicial (falta de transporte ferroviário, inadequação de pontes, viadutos e restrições de peso, etc) serviram como valiosos ensinamentos para o EB.

Na fase atual, a readequação de instalações das unidades blindadas e de centros de manutenção, além da requalificação e modernização das áreas de instrução e tiro encontra-se em acelerado processo de conclusão. Até o ano de 2012, o Exército Brasileiro contará com uma frota de 240 Leopard 1A5, sendo 220 VBCC* 1A5, 04 VBE Engenharia*, 04 VBE Lançadora de Ponte*, 08 VBE Socorro* e 04 VBE Escola*. Contará, ainda, com uma grande quantidade de Dispositivos de Simulação e Apoio à Instrução (DSAI), tudo abrangido pela cobertura do Suporte Logístico Integrado.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto