TAP Brasil foi certificada para realizar inspeções periódicas nos F-5EFM
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

TAP Brasil foi certificada para realizar inspeções periódicas nos F-5EFM

F 5EM TigerII1
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - Após vistoria técnica realizada pela DGEQ, Assessoria de Gestão da Qualidade do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. (TAP M&E Brasil) foi certificada, no último dia 12 de setembro, pela DIRMAB (Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico), para realizar serviços de inspeções periódicas nas aeronaves F-5E/FM da FAB (Força Aérea Brasileira).

O F-5 é uma aeronave de caça, fabricada pela Northrop Grumman, dos Estados Unidos, empregada na Força Aérea Brasileira e por Forças Armadas de vários países, inclusive dos Estados Unidos, como aeronave de treinamento para pilotos de caça e emprego em operações reais de superioridade aérea e ataque ao solo. A FAB emprega esta aeronave desde 1974 e dada a qualidade e performance avançada de sua plataforma, mereceu uma modernização em sua aviônica e sistemas d’armas, que deixou a frota equipada com o que existe de mais atual em tecnologia embarcada.

Para obter a certificação para realizar revisões nesta complexa aeronave de caça, a TAP M&E Brasil precisou cumprir uma série de exigências técnicas, como obtenção de publicações técnicas, ferramental específico, equipamentos especiais e adequação das instalações, bem como organizar um curso inteiramente dedicado à formação de seus Engenheiros e Técnicos neste equipamento. Foram 30 profissionais formados em uma escola de formação de profissionais em manutenção aeronáutica, cujas aulas foram ministradas por especialistas no F-5.

A TAP M&E Brasil realiza, há mais de 50 anos, serviços de manutenção e incorporação de modificações em airframe e componentes de diversos aviões da FAB, como C-130, F-5, C-115, B-707, B-737, ERJ-145, BEM-110, BEM-120, entre outros, e também atende às Forças Aéreas de países como Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. Com esta certificação emitida pela DIRMAB, a TAP M&E Brasil habilita-se a participar de licitações de serviços de revisões na aeronave F-5 no Brasil e junto a outros países operadores desta aeronave.

Em julho de 2008, o então Vice-Presidente de Marketing e Vendas da TAP M&E Brasil, Eng. Nestor Koch, hoje Presidente, já anunciava o interesse da Empresa em fazer parceria com as Forças Armadas, oferecendo serviços avançados de manutenção, quando recebeu a visita de uma Comitiva do Ministério da Defesa, que começava a estudar a TAP M&E Brasil como uma prestadora de serviços que abrangesse o maior número possível de atividades de manutenção para os equipamentos das Forças Armadas, quando comentou “Iniciamos as negociações para que a empresa comece a atuar na complexa atividade de prestação de serviços de manutenção para equipamentos da Defesa Nacional como um todo”.

Com esta certificação, a TAP M&E Brasil tornou-se a única empresa de MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) no Brasil e uma das poucas no mundo habilitada a oferecer o serviço de revisões em airframe de F-5. “Nosso próximo passo é obter a certificação para os componentes reparáveis da aeronave, cujo processo já está em fase final”, destaca o Presidente. “Poderemos realizar serviços de revisão e reparo em componentes que estão sendo enviados para o exterior, pela falta de oficinas certificadas no Brasil. Isso garantirá a permanência de divisas no País, diminuirá o tempo dedicado ao reparo mantendo no Brasil empregos de pessoal altamente qualificado, diminuirá a dependência externa de manutenção de equipamentos estratégicos e contribuirá para aumentar a participação de nossa empresa no complemento das atividades de manutenção dos Parques de Material Aeronáutico, tudo dentro dos interesses da Política Estratégica da Defesa e Segurança Nacional”.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto