O novo jato de combate da FAB, punto de partida para la Nova Fronteira da Indústria de Defesa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

O novo jato de combate da FAB, punto de partida para la Nova Fronteira da Indústria de Defesa

LuisMarinho Brasil
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, São Bernardo do Campo (Brasil) – Para o Prefeito Luis Marinho, a decisão sobre a escolha do novo jato de combate da FAB, ponto de partida para o lançamento do “Nova Fronteira da Indústria de Defesa” deverá ocorrer até o meio do ano, declarou durante a reunião realizada pela Associação Brasileira de Defesa e Indústrias de Segurança - ABIMDE- na Prefeitura de São Bernardo, na região do maior parque industrial da América Latina de suma importância na geografia do sector da defesa brasileira, o evento que participou Infodefensa.com.

Segundo Marinho, "acredito que a escolha deva ser anunciada depois da eleição presidencial na França, em maio. Aguardar o resultado da votação é fundamental para que o País se certifique que os acordos comerciais já assinados com os franceses, e que inclui a transferência de tecnologia da aeronave, caso seja escolhida, irão se manter”.

A ABIMDE realizou a primeira reunião de sua diretoria fora do eixo São Paulo - São José dos Campos, tendo como pano de fundo palestras com o tema Catalogação e Homologação de Produtos.

Os empresários foram informados sobre como podem solicitar a inclusão de seu negócio e produtos fabricados na lista de certificação do Ministério da Defesa. Uma vez credenciadas, as companhias terão atestado que seguem padrão de qualidade e estão aptas a fornecer ao setor, o que inclui o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, além de empresas do exterior.

Para facilitar o acesso a este mercado, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) está preparando questionário para enviar aos empresários do segmento e mapear suas atividades. A distribuição das perguntas na região será feita ainda neste mês pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) do município e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

O general Aderico Mattioli, diretor do Departamento de Produtos de Defesa, e o coronel Nelson Kenji, chefe de catalogação das Forças Armadas Brasileiras, foram os palestrantes, juntamente com José Orlando Ferreira Neto, presidente da ABIMDE.

Na avaliação do presidente da ABIMDE, Orlando José Ferreira Neto, um dos maiores desafios é a regulamentação da Medida Provisória 544, que estabelece normas especiais para compras, contratações, sistemas de defesa e desenvolvimento de produtos, e dispõe sobre regras de incentivo à área estratégica do setor. Outro percalço é a formação de mão de obra qualificada.

Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo, próximo a capital São Paulo, é um município industrial por excelência. Durante a segunda metade do século passado, a cidade recebeu grandes investimentos nas áreas de metalmecânica e petroquímica, tornando-se grande centro da indústria automobilística brasileira. Na atualidade, a região e suas lideranças buscam um novo modelo de desenvolvimento econômico. Com a retomada dos investimentos na área de defesa – condição indispensável para um país que busca maior projeção internacional - reequipar, desenvolver e expandir as forças armadas para um novo patamar de capacidade dissuasiva utilizando tecnologia doméstica tornou-se uma necessidade prioritária do Brasil, já que o país não pode prescindir de forças militares modernas e bem equipadas.

E isto só pode ser alcançado por uma nação que consiga construir uma sólida base industrial de defesa. Visando atrair novos investimentos na região conhecida como ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul), foi lançado o projeto “Nova Fronteira da Indústria de Defesa”, liderado pelo Prefeito Luís Marinho. Trata-se de um novo modelo de negócios com foco em empresas de alta tecnologia, centros de pesquisa e universidades capazes de desenvolver produtos, encontrar novas soluções e capacitar mão de obra altamente especializada.

Tomando como ponto de partida o short list finalista da concorrência para a compra de um novo vetor de combate para a Força Aérea Brasileira, o FX-2, o município de São Bernardo, em conjunto com empresas, faculdades, centros de pesquisa e instituições relacionadas, convergiu esforços junto a Boeing, SAAB e Dassault. Em 2010, Marinho visitou a Suécia e a França e realizou em São Bernardo o primeiro de vários seminários com a SAAB e universidades da região. Em maio de 2011, foi assinado o acordo de cooperação com o Consórcio Rafale, juntamente com a UFABC (Universidade Federal do ABC), FEI, FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e Dassault Systemes. Também foi inaugurado o CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro). Em agosto foi a vez de a norte americana Boeing enviar seus representantes a região. Um elaborado questionário foi utilizado para selecionar empresas candidatas a cadeia de suprimentos da fabricante estadunidense. Sete empresas foram pré-selecionadas e uma foi escolhida.

No final do ano, o seminário “As oportunidades da Indústria de Defesa e o Grande ABC”, realizado com a participação de órgãos federais, militares, sindicatos, universidades e empresários, além da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa) e COMDEFESA (Departamento da Indústria de Defesa), ampliou o debate ao apresentar para o empresariado da região os requisitos necessários para se ingressar neste mercado. Estava preparado o terreno para o lançamento conceitual do Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo, com especial destaque a indústria de defesa/segurança e Óleo e Gás, segmentos definidos como âncoras da proposta elaborada pela FGV Projetos dentro do Programa Municipal de Inovação Tecnológica.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto