Voo inaugural do primeiro AMX A-1M modernizado pela Embraer antes do fim de março
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Voo inaugural do primeiro AMX A-1M modernizado pela Embraer antes do fim de março

A1M modernizado Mark Khozura
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Deverá ocorrer antes do fim de março, o voo inaugural do primeiro exemplar da aeronave AMX A-1M pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), e modernizada pela fabricante Embraer. O caça bombardeiro leve faz parte do lote de 43 unidades que serão convertidas para o padrão A-1M e entregues até 2017.

Os principais fornecedores contratados pela Embraer para o programa são: Elbit/Elisra/AEL Sistemas (cockpit digital, contramedidas eletrônicas, HMD Dash 4 - visor montado no capacete, entre outros) e a Mectron, que em parceria com a italiana Selex-Galileo, desenvolveu o radar Scipio SCP-01 para equipar os A-1 modernizados. Este sensor opera nos modos ar-ar e ar-superfície, este último incluindo operações navais. Desempenhando funções de busca, detecção, acompanhamento, engajamento e telemetria de objetivos, bem como mapeamento de terreno a frente da aeronave, o Scipio SCP-01 promete revolucionar o emprego do jato de ataque brasileiro.

Os A-1M incorporarão também comandos HOTAS, sistema autônomo de geração de oxigênio OBOGS e interface para uso de sistemas de designação de alvos a laser e lançamento de bombas guiadas por esse meio. A Embraer realizara trabalhos de revitalização e atualização estrutural das 43 células. Serão mantidos os sistemas de recepção de combustível em voo (REVO) e os dois canhões Defa 544 de 30 mm.

No que tange ao novo sistema de comunicações, serão adotados rádios VHF/UHF Rohde & Schwarz M3AR, serie 6000, caracterizados por sua capacidade de operar variando rapidamente sua freqüência segundo padrões aleatórios, transmissão e recepção de sinais criptografados em tempo real (datalink) semelhantes aos instalados nos A-29 Super Tucano, E-99/R-99 e caças F-5EM/FM. A operação de navegação dos A-1M será executada pelos sistemas Honeywell INS/GPS H-764 G.

Foto: Mark Khozura / EDS



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto