Tte. Col. Nelson Kenji, Cecat: "A catalogação permite a otimização da compra e estoque de itens de defesa"
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Tte. Col. Nelson Kenji, Cecat: "A catalogação permite a otimização da compra e estoque de itens de defesa"

NelsonKenji Cecat Brasil
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - O CECAFA (Centro de Catalogação das Forças Armadas) apresentou ao empresariado de São Bernardo do Campo palestras sobre o tema “Catalogação e Homologação de Produtos de Defesa” durante evento da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa). Representando o Centro de Catalogação da Aeronáutica (Cecat), unidade subordinada diretamente ao estado maior da aeronáutica, o tenente coronel intendente Nelson Kenji Missano foi um dos palestrantes.

Em entrevista concedida a Infodefensa, o oficial destacou os principais pontos do Sistema de Catalogação Brasileiro (SISCAT-BR), no qual a unidade que comanda está inserido “O Cecat é uma ferramenta muito importante para a força aérea porque fazemos parte do sistema OTAN de catalogação e poucos países têm esta prerrogativa. Isso representa, sem dúvida, um motivo de orgulho. A unidade tem como filosofia uma constante atualização para acompanhar a evolução global, sendo um centro de excelência extremamente importante, já que a catalogação é um instrumento criado pelo governo norte-americano, adotado pela OTAN e que praticamente todo o mundo hoje se utiliza, incluindo aí as indústrias fornecedoras de material de defesa”.

A vantagem desta codificação é permitir a otimização da compra e da estocagem de itens de defesa, como relata o ten. cel. Kenji “Realmente é um instrumento extremamente importante, não só para as Forças Armadas, mas também para todo órgão civil que atua com estoque de materiais. O grande objetivo da catalogação é o de interagir com a indústria para que alcancemos níveis de tecnologia elevados visando atender as demandas do Ministério da Defesa para desenvolvermos projetos nacionais. A catalogação tem papel fundamental nesse processo, pois atua com a especificação de materiais. Quando se fala em comprar algo comum todos sabem escolher e visualizar, mas quando se trata do universo da Aeronáutica, para citar uma das forças, são mais de 5.000 itens diferentes e vários deles muito parecidos. Portanto, a única maneira de se poder trabalhar com este universo de milhares de peças de aviões, helicópteros e outros equipamentos é ter a especificação muito própria”.

Quanto às vantagens da catalogação para as indústrias de defesa, Kenji complementa “O Brasil goza hoje, ao lado dos países membros da OTAN, de uma participação importante no processo internacional de catalogação. O Trabalho do Cecat não é importante apenas para a Aeronáutica ou para o Ministério da Defesa, mas acima de tudo para o País. Sua atuação é voltada para catalogar e classificar produtos gerados pela indústria brasileira utilizando-se de uma metodologia internacional. Isso permite que os produtos estejam disponíveis e sejam visualizados para aquisição por todos os países que utilizam a especificação da OTAN. O trabalho é de fundamental importância para o Brasil como um todo, pois traz grandes oportunidades de negócios para as indústrias e para as empresas nacionais”, finaliza.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto