Frederik Gustafson, Diretor Regional para Américas da SAAB: Não estamos fora da disputa, muito pelo contrário
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Frederik Gustafson, Diretor Regional para Américas da SAAB: Não estamos fora da disputa, muito pelo contrário

551
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Santiago de Chile ? Em serviço na Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul, Real Força Aérea Tailandesa e na Escola de Pilotos de Provas do Reino Unido (ETPS), além de recentemente ter sido selecionado pela Suíça, o jato de combate Gripen também é um dos finalistas da concorrência FX-2 para reequipar os esquadrões de caça da Força Aérea Brasileira. Infodefensa, em conferência de imprensa da SAAB durante FIDAE 2012 e realizada nesta quarta feira, entrevistou Frederic Gustafson, Diretor Regional para Américas e um especialista no caça Gripen.

A imprensa brasileira nas últimos semanas tem veiculado que o tema FX-2 teria sido polarizado em torno da provável escolha entre Dassault Rafale e Boeing Super Hornet F-18. Como a SAAB se posiciona em relação a esta situação, já que a concorrência parece próxima de uma definição?

Não guiamos nossas ações pela repercussão de parte da mídia brasileira, mas sim com base em uma elaborada proposta de parceria entre a SAAB, empresas e o governo brasileiro. Entendemos que nossa aeronave oferece uma capacidade operacional baseada em tecnologias de ponta, mas ao mesmo tempo, está atrelada a uma visão de custos de aquisição perfeitamente dentro das possibilidades orçamentárias da Força Aérea Brasileira. Ademais, nosso modelo de desenvolvimento é fortemente comprometido com a capacitação de mão de obra local e baixo custo de ciclo de vida do produto. Enganam-se aqueles que entendem que o Gripen esteja fora da disputa, muito pelo contrário, nossa proposta vem sendo continuamente melhorada, e no campo das parcerias, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) já é uma realidade.

O que o senhor pode falar sobre a operação do Gripen nas nações que o escolheram, estes clientes estão satisfeitos com a aeronave?

Certamente. O caça Gripen é um sistema de armas avançado, dimensionado para cumprir missões polivalentes requerendo um baixo empenho de recursos para seu mantenimento. A SAAB acredita que sua visão de transferência de tecnologia seja a mais realista, pois além de atuarmos em estreita parceria com as indústrias do país operador, capacitando empresas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, produção e suporte, também entendemos que liberdade de escolha significa que a força aérea que utiliza o Gripen tem total autonomia para selecionar quais os armamentos que serão utilizados na plataforma. A capacitação, dentre outros requisitos, visa possibilitar ao país usuário da aeronave, utilizar armamentos de seu interesse, integrando novos mísseis, bombas, etc. No caso do Brasil, o Gripen é homologado para utilizar praticamente todos os armamentos que constam do inventário da FAB. Não condicionamos a compra da aeronave ao uso de um pacote fechado. Pergunte aos países que já empregam o Gripen, e você terá uma resposta positiva sobre a aeronave.

A versão NG do Gripen é tida como um demonstrador. Quais as tecnologias agregadas a esta nova versão e em que estágio de desenvolvimento ela se encontra?

Desde 2006, data de lançamento do conceito NG, o projeto evoluiu para um caça avançado que incorpora capacidade de múltiplo emprego, alcance operacional, aumento de carga e recursos para travar Guerra Centrada em Rede (NCW). O Gripen NG atende a todos os requisitos operacionais e logísticos da FAB. Os recursos NCW brasileiros serão significativamente aumentados com a combinação das capacidades do Gripen NG com o sistema Embraer E-99 ERIEYE, atualmente em uso pelo esquadrão Guardião, sediado em Anápolis. Os custos de operação e de manutenção do jato sueco são muito menores do que os de caças bi-motor. O radar AESA da aeronave encontra-se em fase final dos ensaios de homologação, e um avançado sensor de busca e rastreamento IRST combinado com uma cabine totalmente digitalizada resulta em maior disponibilidade operacional, fusão superior de sensores, excepcional agilidade e rápido turnaround, significando disponibilidade acima da média, tudo dentro de um custo acessível.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto