Robôs, veículos táticos e mecanismos de controle se destacam na LAAD Security 2012
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >

Robôs, veículos táticos e mecanismos de controle se destacam na LAAD Security 2012

LAADSecurity1
|

(Infodefensa.com) Río de Janeiro - Empresas nacionais e estrangeiras trouxeram para o evento as mais sofisticadas soluções em termos de segurança pública e corporativa. Desde autômatos até modernos centros de controle, encontra-se de tudo um pouco na feira. Um dos maiores sucessos é o robô capaz de desativar bombas, da Cobham, trazido à feira pela Condor. Apto também a arrombar portas e subir escadas, é o tipo de tecnologia ao mesmo tempo inovadora e já fundamental para a segurança.

Conhecido como Telerob, ele sobe até 45 degraus e pode carregar três ferramentas, como detalha o Diretor de Vendas da Cobham, Tobias Albick: “O Telerob atua no circuito para destruir a parte eletrônica da bomba. Está disponível em dois tipos: o menor é mais utilizado em trens, carros e até mesmo prédios; já a versão maior é mais comum para ações em áreas abertas. Além da função de segurança, ele também consegue captar informações em vídeo das operações.”

Para quem se interessa por tecnologias aplicáveis ao cotidiano, a Mercedes-Benz trouxe para a LAAD novidades no campo da blindagem. Pelo princípio da proteção integrada, uma rede de componentes é instalada no veículo durante a produção, oferecendo proteção qualificada. Além disso, pneus para condução de emergência garantem a mobilidade do automóvel, mesmo vazios.

Na Oshkosh Defense, o destaque é o Tactical Protector Vehicle (TPV), veículo de mobilidade tática para situações de risco. Projetado para manobrar com facilidade em locais apertados, permite adaptações de acordo com a ameaça enfrentada. Com capacidade para até nove pessoas, o TPV possui sistemas de proteção em vários níveis e equipamentos modernos de comunicação.

“Trouxemos esse modelo para apresentar a todas as polícias do Brasil. É um veículo puramente tático, ágil para se locomover em espaços menores e que pode ser útil em alguns casos para a geografia local.”, explica o expositor Franco Giaffone.

Outra atração são as câmeras térmicas da Flir. Capazes de aumentar a visibilidade sob luz baixa ou inexistente, são equipamentos úteis em campos como a navegação, transporte e segurança. Produzem imagens térmicas de alta fidelidade e maior alcance, além de detectar fontes de calor.

Já o Grupo EADS, por meio da Cassidian apresenta soluções para o gerenciamento de crises. Com direito a demonstrações, a empresa mostra como controlar uma crise urbana a partir de uma sala de controle, com o uso de sensores e redes com e sem fio.

Responsável também pela tecnologia do Centro de Controle da cidade do Rio de Janeiro, a companhia dá a receita do sucesso em seus sistemas: “O grande segredo é a integração dos sistemas de comunicação. Conseguimos unir Polícia Militar, Civil, bombeiros e agentes de saúde na mesma interface. Ainda é possível acessar informações e bancos de dados dessas instituições. Como também temos controle de localização das viaturas e da realização dos atendimento, fica mais fácil coordenar o processo e até emitir alertas à população, quando necessário”, explica o coordenador de marketing Welton Furlaneto.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto