RAFALE chega a mais de 70 acordos assinados com empresas e universidades brasileiras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

RAFALE chega a mais de 70 acordos assinados com empresas e universidades brasileiras

Rafale workshop sul brasil
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo – O Consórcio RAFALE International, formado pelas companhias francesas Dassault Aviation, Thales e Snecma - Grupo Safran, promoveu na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) o seu sexto seminário no País, dando continuidade ao aprimoramento da proposta de transferência de tecnologia para fabricação do caça RAFALE no Brasil. Foram assinadas quatro cartas de intenção que complementam ou ampliam o conjunto de acordos já firmados pelo Consórcio e que se somarão às mais de 70 já protocoladas com mais de 50 entidades/empresas brasileiras.

Cerca de 80 empresários e representantes locais compareceram para apresentar suas perspectivas e discutir possibilidades de parcerias entre empresas e entidades gaúchas e francesas. A GME Aerospace, representada pelo seu diretor Diógenes Inácio, assinou carta de intenção com a Dassault Aviation, visando parcerias na área de materiais compósitos caso o RAFALE vença o programa F-X2. A TAP Manutenção & Engenharia do Brasil assinou acordo de cooperação com a Dassault Aviation no setor de manutenção de peças da aeronave de combate RAFALE.

A AEL Sistemas, sediada em Porto Alegre, aproveitou a oportunidade para prorrogar sua parceria bem sucedida com a Dassault Aviation. “Esse diferencial de offsets propostos pelo Consórcio RAFALE é o que irá permitir a absorção da tecnologia brasileira. Tenho certeza que temos esse potencial para expandir nossas capacidades, e a AEL é o melhor exemplo disso”, comentou Eduardo Lourenço Rodrigues, representante da AEL Sistemas.

Dentre as parcerias acadêmicas, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Dassault Aviation assinaram um acordo que prevê futuras parcerias nos setores de pesquisa, desenvolvimento e educação. Além disso, um workshop foi realizado na terça, 24 de abril, pela UFRGS e a Dassault Aviation, para discutirem juntas as áreas para possíveis parcerias, dentre elas a de concepção de projetos baseados em computação de alta performance e a simulação ou aplicação de realidade virtual em projetos da indústria aeroespacial. As áreas de cooperação visadas pela parceria também irão abranger projetos educacionais, interação com universidades francesas, intercâmbio de alunos e conexões com aglomerados industriais franceses.

A iniciativa é parte dos esforços do Consórcio Rafale International, que participa com o caça RAFALE do processo de escolha da nova aeronave de combate brasileira (Programa F-X2), de dar início ao programa de cooperação industrial que integra a proposta feita ao Brasil. A França é a única concorrente do F-X2 que oferece transferência de tecnologia irrestrita ao Governo Brasileiro e a companhias e entidades locais – os projetos de offsets e transferência tecnológica cobrirão mais de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves. Entre 2009 e 2011 foram realizados outros cinco eventos semelhantes, nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo e Rio de Janeiro.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto