AMÉRICA | Armada
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Desenvolvido pela Avibras e MBDA

Exocet com motor brasileiro é disparado com sucesso da corveta Barroso

04/05/2012

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo – A Marinha do Brasil realizou com sucesso o lançamento-teste de um míssil Exocet MM40 equipado com motor desenvolvido, fabricado e certificado pela Avibras em parceria com o grupo europeu MBDA. Esta é a primeira vez que a Marinha do Brasil realiza um teste desse tipo, que representa a independência do País na obtenção de motores de mísseis antinavio. O teste foi realizado em alto mar, a partir da Corveta Barroso.

Programa inédito no país foi iniciado em 2008 e no qual foram investidos R$ 75 milhões. Para o almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha do Brasil, o lançamento é um exemplo de programa de cooperação tecnológica que deu certo. “O teste deve ser incluído entre as grandes vitórias recentes da Marinha brasileira”, disse ele. O lançamento e o desenvolvimento cooperativo entre as duas empresas fazem parte do ciclo de manutenção e renovação do míssil Exocet MM40 e dos planos, por parte da MBDA, de se criar parcerias duradouras com empresas nacionais brasileiras.

Como resultado, ficou demonstrado à capacidade da Avibras em relação ao desenvolvimento, fabricação e certificação deste tipo de tecnologia de propulsores do míssil Exocet MM40, bem como a possibilidade de iniciação de produção em série do mesmo. Há também a demonstração de sucesso do esforço cooperativo técnico e humano das diferentes companhias envolvidas neste processo.

O presidente da Avibras, Sami Youssef Hassuani, parabenizou o êxito do lançamento, que segundo ele, “Reforça a cooperação entre o governo brasileiro e empresas nacionais e internacionais, bem como permite o acesso a novos mercados para as empresas envolvidas no programa”. Patrick de La Revelière, Diretor Vice-Presidente de Vendas e Exportações da MBDA, avaliou a importância dos resultados quando afirmou “Este teste reforça a nossa parceria estratégica com o Brasil, uma potência em destaque no cenário geopolítico internacional”.

Exocet é uma família de produtos completa de mísseis anti-navios pesados para qualquer clima, adaptáveis a todos os tipos de plataformas. Ele é disposto em várias versões: Superfície-superfície (MM40) para navios; Ar-mar (AM39) para aeronaves e helicópteros; Submarino-superfície (SM39);  Terra-mar (BC) para baterias costeiras.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje