Exocet com motor brasileiro é disparado com sucesso da corveta Barroso
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Exocet com motor brasileiro é disparado com sucesso da corveta Barroso

LANCAMENTO 02
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo – A Marinha do Brasil realizou com sucesso o lançamento-teste de um míssil Exocet MM40 equipado com motor desenvolvido, fabricado e certificado pela Avibras em parceria com o grupo europeu MBDA. Esta é a primeira vez que a Marinha do Brasil realiza um teste desse tipo, que representa a independência do País na obtenção de motores de mísseis antinavio. O teste foi realizado em alto mar, a partir da Corveta Barroso.

Programa inédito no país foi iniciado em 2008 e no qual foram investidos R$ 75 milhões. Para o almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha do Brasil, o lançamento é um exemplo de programa de cooperação tecnológica que deu certo. “O teste deve ser incluído entre as grandes vitórias recentes da Marinha brasileira”, disse ele. O lançamento e o desenvolvimento cooperativo entre as duas empresas fazem parte do ciclo de manutenção e renovação do míssil Exocet MM40 e dos planos, por parte da MBDA, de se criar parcerias duradouras com empresas nacionais brasileiras.

Como resultado, ficou demonstrado à capacidade da Avibras em relação ao desenvolvimento, fabricação e certificação deste tipo de tecnologia de propulsores do míssil Exocet MM40, bem como a possibilidade de iniciação de produção em série do mesmo. Há também a demonstração de sucesso do esforço cooperativo técnico e humano das diferentes companhias envolvidas neste processo.

O presidente da Avibras, Sami Youssef Hassuani, parabenizou o êxito do lançamento, que segundo ele, “Reforça a cooperação entre o governo brasileiro e empresas nacionais e internacionais, bem como permite o acesso a novos mercados para as empresas envolvidas no programa”. Patrick de La Revelière, Diretor Vice-Presidente de Vendas e Exportações da MBDA, avaliou a importância dos resultados quando afirmou “Este teste reforça a nossa parceria estratégica com o Brasil, uma potência em destaque no cenário geopolítico internacional”.

Exocet é uma família de produtos completa de mísseis anti-navios pesados para qualquer clima, adaptáveis a todos os tipos de plataformas. Ele é disposto em várias versões: Superfície-superfície (MM40) para navios; Ar-mar (AM39) para aeronaves e helicópteros; Submarino-superfície (SM39);  Terra-mar (BC) para baterias costeiras.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto