USAF emite nova requisição de proposta para o LAS
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

USAF emite nova requisição de proposta para o LAS

A 29 Natal
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) liberou a versão final  de uma nova requisição de proposta  (RFP) para o programa Light Air Support (LAS). Embora o processo de decisão dependa de uma sucessão de eventos, a Força Aérea irá procurar concluir esse processo de escolha no principio de 2013, informou uma fonte oficial da USAF. Esse cronograma permitira que a primeira aeronave seja entregue para o Afeganistão no terceiro trimestre de 2014, concluiu a fonte.

O programa LAS tem por objetivo prover a ressuscitada Força Aérea do Afeganistão com um modelo de aeronave de ataque leve de asas fixas.

A competição LAS deverá prosseguir contando apenas com os dois concorrentes que chegaram à sua fase final antes de ser cancelada a decisão da USAF em favor do Super Tucano da Embraer por força de uma recurso judicial impetrado pela estadunidense Hawker Beechcraft, que oferece o seu AT-6B, versão armada do Texan II, enquanto a Embraer Defesa e Segurança (EDS) e sua parceira no LAS, Sierra Nevada Corporation, promovem o A-29 Super Tucano.

Os motivos do cancelamento da decisão em favor do avião da EDS , segundo as autoridades da USAF, foram atribuídos a problemas verificados na documentação contratual. Mediante essa alegação, o contrato do LAS foi cancelado e a competição voltou a estaca zero.

O RFP emitido no dia 04 de maio, contem algumas modificações com relação ao texto anterior incluindo preços fixos para os equipamentos de suporte operacional e a adoção de um teto para os valores cobrados por eventuais encomendas posteriores. A nova RFP suprime o requerimento para um sistema de demonstração neste segundo “hound” e elimina a necessidade de apresentação de requerimentos para pequenas participações comerciais no programa.

A equipe de avaliação do governo estadunidense foi substituída e os novos responsáveis pelo futuro contrato devem tratar esta fase do LAS como uma nova competição.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto