AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Embraer promove Super Tucano

USAF emite nova requisição de proposta para o LAS

08/05/2012

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) liberou a versão final  de uma nova requisição de proposta  (RFP) para o programa Light Air Support (LAS). Embora o processo de decisão dependa de uma sucessão de eventos, a Força Aérea irá procurar concluir esse processo de escolha no principio de 2013, informou uma fonte oficial da USAF. Esse cronograma permitira que a primeira aeronave seja entregue para o Afeganistão no terceiro trimestre de 2014, concluiu a fonte.

O programa LAS tem por objetivo prover a ressuscitada Força Aérea do Afeganistão com um modelo de aeronave de ataque leve de asas fixas.

A competição LAS deverá prosseguir contando apenas com os dois concorrentes que chegaram à sua fase final antes de ser cancelada a decisão da USAF em favor do Super Tucano da Embraer por força de uma recurso judicial impetrado pela estadunidense Hawker Beechcraft, que oferece o seu AT-6B, versão armada do Texan II, enquanto a Embraer Defesa e Segurança (EDS) e sua parceira no LAS, Sierra Nevada Corporation, promovem o A-29 Super Tucano.

Os motivos do cancelamento da decisão em favor do avião da EDS , segundo as autoridades da USAF, foram atribuídos a problemas verificados na documentação contratual. Mediante essa alegação, o contrato do LAS foi cancelado e a competição voltou a estaca zero.

O RFP emitido no dia 04 de maio, contem algumas modificações com relação ao texto anterior incluindo preços fixos para os equipamentos de suporte operacional e a adoção de um teto para os valores cobrados por eventuais encomendas posteriores. A nova RFP suprime o requerimento para um sistema de demonstração neste segundo “hound” e elimina a necessidade de apresentação de requerimentos para pequenas participações comerciais no programa.

A equipe de avaliação do governo estadunidense foi substituída e os novos responsáveis pelo futuro contrato devem tratar esta fase do LAS como uma nova competição.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje