Preparativos para o lançamento do VLS Veículo Lançador de Satélites prosseguem em Alcântara
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Preparativos para o lançamento do VLS Veículo Lançador de Satélites prosseguem em Alcântara

ProgramaEspacial FAB
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu a visita de autoridades do Poder Judiciário. Durante o tour, os magistrados puderam acompanhar do auditório da Sala de Controle, o lançamento real do Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Águia I. O lançamento ocorreu às 13h50 pelo horário de Brasília. Conforme as informações de telemetria colhidas durante o rastreio, o veículo atingiu 31,975 km de altitude (apogeu) em 77,8 segundos após o lançamento. Ao todo o veículo levou 165,3 segundos de voo até atingir a área de impacto determinada para a operação, distante 16,1 Km do local de lançamento. A partir dos dados levantados na operação será possível futuramente obter a qualificação e certificação dos foguetes de treinamento.

A comitiva também participou de uma apresentação institucional do Centro ministrada pelo tenente coronel César Demétrio Santos, diretor interino do CLA. Na apresentação, o militar mostrou detalhes como o histórico da unidade e do Programa Espacial Brasileiro, a infraestrutura e os meios atualmente disponíveis no CLA, a modernização de instalações funcionais como a Casamata e a Sala de Controle, e a implantação do Circuito Fechado de TV (CFTV).

O FTB é um veículo que faz parte do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN) iniciado em 2008. O Projeto tem por objetivo capacitar o pessoal envolvido com as operações de lançamento e testar os meios operacionais tanto do CLA, quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) visando lançamentos de maior porte, a exemplo do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

A Operação Águia I/ 2012 realizada no CLA contou com a participação de equipe operacional do CLBI, em um treinamento conjunto entre os dois centros de lançamento. Ainda participaram do apoio logístico da operação o 1º ETA, o 3º/7º GAv e o 1º/8º GAv. O próximo lançamento no CLA será de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) previsto para ocorrer em meados de agosto nas atividades da Operação Águia II/ 2012.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto