Brasil patenteia processo de produção de blindagem eletromagnética
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Brasil patenteia processo de produção de blindagem eletromagnética

|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo – O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), instituição subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (Comaer), obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a patente de um processo de produção de blindagem eletromagnética na faixa de freqüência de 8 a 12 GHz. Sua gama de utilidades inclui o revestimento de circuitos eletrônicos visando evitar a ocorrência de ruídos originados por causas exteriores, típicos em sistemas espaciais, tais como satélites e foguetes.

A blindagem eletromagnética protege foguetes e veículos lançadores de satélites contra fontes de interferência naturais (fenômenos climáticos ou magnéticos), como também protege sistemas missilísticos de sofrerem contramedidas eletrônicas inimigas em seus sistemas vitais.

A patente é produto da tese de doutorado do pesquisador Carlos Alberto Reis de Freitas do IEAV, sob orientação do pesquisador Francisco Cristóvão Lourenço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Outros pesquisadores autores da patente foram Antonio Carlos da Cunha Migliano (IEAv) e Alberto José de Faro Orlando do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Esta é a segunda patente do Grupo de Pesquisas de Sistemas Eletromagnéticos do IEAv registrada em 2012.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto