AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

No Base Aérea de Brasília

Helibras entrega o primeiro EC 725 para a Presidência da República do Brasil

20/07/2012

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Uma cerimônia na Base Aérea de Brasília, DF, marcou a entrega do primeiro helicóptero EC 725 das duas unidades encomendadas para servir de transporte VIP para a Presidência da República do Brasil e ser operado nessa tarefa pelo Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa entrega faz parte do contrato firmado com o Ministério da Defesa em 2008 que prevê a produção no Brasil pela Helibras de 50 novos helicópteros do modelo, sendo que 48 deles serão distribuídos equitativamente para a FAB, Exército do Brasil e Marinha do Brasil.

Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, disse na ocasião que o objetivo da empresa é alcançar um índice de nacionalização de 50%, no processo de fabricação dessas aeronaves, o que deve acontecer ao longo de 2014. O executivo destacou que a concretização desse projeto contribui com o desenvolvimento da indústria nacional que atua no setor aeroespacial, uma vez que foram firmados até o momento contratos com 15 fornecedores brasileiros de peças e serviços.

Também presente ao evento, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que o papel do governo brasileiro é o de estimular a indústria do país. Amorim assinalou que há uma forte preocupação do Brasil e da presidenta Dilma Rousseff de que é preciso impulsionar a indústria nacional, especialmente à dedicada ao setor de defesa pelo que ela representa diretamente ou pelo que ela traz de possibilidades de alavancar outros setores industriais na área de tecnologias de ponta.

Para atender o contrato firmado com o Ministério da Defesa envolvendo a produção de helicópteros EC 725 para as Forças Armadas e da versão civil EC 225 configurada para cobrir as necessidades das operações “offshore”, ou seja, de transporte entre continente e plataformas marítimas de extração de petróleo, a Helibras ira inaugurar em breve sua nova linha de produção em Itajubá (MG). Com esse movimento, a Helibras, uma empresa subsidiaria do grupo europeu Eurocopter, será a única empresa da América Latina fabricante de helicópteros. Adicionalmente, a empresa espera adquirir expertise para que no prazo de 10 anos esteja apta a projetar e fabricar integralmente um helicóptero no Brasil, sendo que isso será possível graças à transferência de tecnologias através dos planos de expansão ora em andamento.

O contrato com as Forças Armadas permitiu, ainda, a qualificação de mão de obra local. A Helibras contratou e capacitou, desde então, mais de 400 empregados, com ênfase para engenheiros e mecânicos. Destes, aproximadamente 100 receberam treinamento da Eurocopter na França, por períodos de até um ano.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje