Classe Macaé inicia vida operativa na Marinha do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Classe Macaé inicia vida operativa na Marinha do Brasil

Macae Napa11
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - O Navio-Patrulha (NPa) Macaé será transferido do Setor do Material para o Setor Operativo da Marinha do Brasil no dia 05 de setembro de 2012. Primeiro navio da sua classe, teve o batimento de quilha realizado em 24 de novembro de 2006, após assinatura do contrato de construção entre a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) e a Indústria Naval do Ceará S.A. (INACE), sendo incorporado à Armada em 9 de dezembro de 2009. Após o período de avaliações e testes de mar realizados em 2010 e 2011, o navio está sendo entregue ao Comando de Operações Navais.

O NPa Macaé desloca (pesa) 500 toneladas, possui 55,6 m de comprimento, está armado com um canhão e duas metralhadoras, atinge a velocidade de 21 nós e tem capacidade de operar com helicóptero. Realizará inspeções navais, atividades de patrulha e de salvaguarda da vida humana no mar, com o propósito de defender os interesses estratégicos do País e contribuir para aumentar a segurança do tráfego aquaviário nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

A ideia da construção do NPa Macaé surgiu em 2005. A construção do navio deveria ocorrer em estaleiro nacional, com transferência de tecnologia, a partir de um projeto já existente e consagrado. Sendo assim, o projeto do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante400 CL54 foi escolhido e, em julho de 2006, a INACE venceu a concorrência e celebrou o Contrato de Transferência de Tecnologia (TOT) e Assessoria Técnica com o estaleiro francês Construction Méchaniques de Normandie (CMN).



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto