Brasil define compra ROC de aeronaves não tripuladas leves
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil define compra ROC de aeronaves não tripuladas leves

000000 Falcao prototype
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - O Ministério da Defesa, através da Portaria Normativa 2384/MD, estabeleceu os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) para as aquisições de Veículos Aéreos Não-Tripulados de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (VANT/ARP ISTAR), destinados aos múltiplos empregos das Forças Armadas brasileiras.

Os requisitos foram obtidos pela consolidação das características operacionais e técnicas comuns de emprego das três Forças Armadas, constantes em suas documentações orientadoras e normativas, após reuniões coordenadas pela Comissão de Logística Militar (COMLOG), realizadas no Ministério da Defesa, em 2012.

Os requisitos estão divididos em absolutos, desejáveis e complementares. Os absolutos são obrigatórios no VANT/ARP ISTAR e seus subsistemas. Os desejáveis, não obrigatórios, devem ser buscados pelo incremento da operacionalidade e por proporcionarem maior flexibilidade ao usuário final. Podem até já estar implementados, valorizando o item avaliado. Os complementares, não obrigatórios ou desejáveis, valorizam a escolha do sistema sem desequilibrar sua avaliação.

O desempenho da plataforma deve obedecer aos seguintes  parâmetros mínimos:

- Raio de Ação = 160 (cento e sessenta) km

- Autonomia = 16 (dezesseis) horas de voo

- Carga útil = 150 (cento e cinquenta) kg

- Teto operacional = 15.000 (quinze mil) pés

- Funcionalidades de segurança:

- Janela de pilotagem em modo manual

- Decolagem e pouso automáticos

- Retorno automático (safe return IP) e o alcance em LOS (line-of-sight) não devem estar limitados à potência da transmissão.

Pelas características mínimas exigidas, os requisitos são para um VANT de emprego tático e curto raio de ação. No entanto, exige-se uma elevada autonomia para um raio de ação curto.

Para saber mais, veja o Diário Oficial da União:

Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) para as aquisições de Veículos Aéreos Não-Tripulados de Inteligência



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto