AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Acordo Estratégico

Ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, é recebido em Brasília por Celso Amorim

06/11/2012

(Infodefensa.com) Sao Paulo - O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim reuniu-se nesta segunda com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. Os franceses estão na concorrência FX-2 com os caças Rafale, da companhia Dassault.

Amorim, evitou comentar o processo de negociação para a compra pelo Brasil de 36 caças, no valor de US$ 5 bilhões.

Eles disputam a venda com mais duas empresas estrangeiras - o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab. A definição foi mais uma vez adiada, e agora é esperada para 2013. Amorim e Le Drian classificaram a compra dos caças como sendo “um tabu”. “É [um tema] que é tabu”, disse Amorim. Em seguida, Le Drian concordou: “[Sim] é um tabu”.

Em meio à insistência dos jornalistas sobre o assunto, Amorim brincou: “É uma pergunta de vários milhões de euros ou de dólares, não sei exatamente [qual é a moeda], mas de qualquer maneira é [um assunto] de vários milhões de reais”.

Le Drian reuniu-se com Amorim em Brasília depois de passar pelo México. Na conversa, ambos prometeram aprofundar os projetos de parceria estratégica na área de defesa. “Tenho satisfação em receber o ministro da França, com a qual o Brasil tem cooperação em vários domínios, muito importantes na área da defesa. A França ajudou a fazer o Exército moderno no Brasil, a cooperação entre os dois países teve um impulso nos últimos anos”, disse Amorim.

rc/avs

Foto: Roberto Caiafa

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje