AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Compra de 14 unidades

VBTP-MR Guarani será avaliado pelo Exército Argentino

19/11/2012

(Infodefensa.com) Sao Paulo – Uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal-Média sobre Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani) do Exército Brasileiro foi cedida durante um período de 40 dias, para ser submetida a um programa de avaliação pelo Exército da Argentina. O empréstimo da viatura foi acompanhado pelo adido do EB na Argentina, coronel Danilo Cezar Aguiar de Souza, e pelo comandante do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada, Coronel Francisco Wellington de Lima.

O objetivo do programa de avaliações é abrir caminho para que um lote de 14 unidades desse blindado seja adquirido pelo Exército Argentino, visando prestar suporte à Força de Paz Cruz del Sur, que deverá ser formada por militares da Argentina e do Chile. A constituição desta força de paz decorre de um acordo estabelecido com as Nações Unidas (ONU) e tem por propósito atuar em missões em qualquer parte do mundo.

A aquisição de VBTP-MR Guarani para o Exército da Argentina esta em fase final de negociação.  Caso se confirme a compra, a nação portenha será o primeiro cliente internacional do novo blindado.

No Brasil

O Exército Brasileiro encomendou a entrega de 2.044 blindados do modelo nos próximos 20 anos, em lotes anuais de 100 unidades. O valor total da encomenda alcança os R$ 6 bilhões (2.900 milhões de dólares). A linha de montagem da fabricante IVECO Veículos de Defesa esta instalada em Sete Lagoas, a 70 quilômetros da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

Executivos da IVECO acreditam que o mercado latino-americano oferece boas chances de vendas do Guarani, com destaque para países como Chile, Colômbia e Equador, os quais desenvolvem na atualidade programas de reaparelhamento de suas frotas desse tipo de veículo.

rc/ceh

Foto: Exercito do Brasil

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje