Exército Brasileiro adquire blindado AAAe KMW Gepard
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro adquire blindado AAAe KMW Gepard

BrasilGepard1 RC1
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Segundo informações publicadas em boletim do Exército Brasileiro (EB) datado de 30 de novembro de 2012, e relativo à portaria de 26 de novembro do mesmo ano, a corporação decidiu-se pela aquisição de um lote de blindados KMW Flakpanzer Gepard, versão do Leopard 1 especialmente configurada para atuar como artilharia antiaérea de tubo.

Equipado com dois canhões Oerlikon de 35 mm, eficazes até 5.000 metros de distância, mais radares de aquisição de alvos e de direção de tiro com alcance de 20 km, o blindado Gepard foi projetado para prover defesa antiaérea a baixa altura sobre colunas de blindados, tropas e unidades dispersas pelo terreno, seja estaticamente ou em movimento.

O modelo é capaz de enfrentar helicópteros de ataque (sua principal missão) e também é eficaz contra veículos aéreos não tripulados, drones de reconhecimento, aeronaves voando próximas do solo, etc. Os Gepard que o Brasil está adquirindo estão em excelente estado, são atualizados e ainda oferecem a vantagem de utilizarem o mesmo chassi e motor dos Leopard 1A5 já utilizados pelo EB em bom número (239 exemplares), facilitando a logística de manutenção e economizando recursos em troca de uma capacidade de defesa antiaérea pontual de altíssima mobilidade e letalidade.

Na oferta feita pela KMW em meados de 2011, 36 carros (um regimento) revisados e modernizados foram disponibilizados ao Exército Brasileiro, incluindo peças sobressalentes, suporte técnico, treinamento, transferência de tecnologia e nacionalização de itens, tudo através da empresa alemã KMW do Brasil, instalada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em outubro de 2011, um exemplar foi testado pelo EB no campo de instrução de Formosa e Infodefensa Brasil teve a oportunidade de acompanhar e registrar o exercício.

Negociações na Alemanha

Três militares do EB, oriundos da arma de artilharia, seguiram viagem para a Alemanha, onde terão a missão de participar da negociação de aquisição do Sistema de Defesa Antiaérea Gepard, nas cidades de Bonn, René Breuer e Munique, entre os dias 3 e 6 de dezembro corrente. Não foram fornecidos maiores detalhes sobre a quantidade de carros adquiridos, valores estipulados ou prazos de entrega.

Foto: Roberto Caiafa.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto