IVECO entrega primeiro blindado Guarani para o Exército do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

IVECO entrega primeiro blindado Guarani para o Exército do Brasil

EntregaGuarani2
|

(Infodefensa.com) Sao Paulo - A IVECO entregou para o Exército Brasileiro (EB) as primeiras unidades do lote inicial de 86 unidades do VBTP-MR Guarani, blindado de médio porte desenvolvido em conjunto entre o EB e a fabricante italiana. Serão investidos cerca de R$ 246 milhões na produção dessas unidades, que devem ser entregues até 2014.

O modelo em breve será fabricado totalmente nas novas instalações da Divisão de Veículos Especiais da Iveco, localizada dentro do complexo da Fiat em Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. As obras desta unidade fabril devem ser concluídas ainda no primeiro trimestre de 2013.

Segundo as previsões da montadora, a fábrica terá condições de produzir 100 unidades por ano quando atingir sua capacidade máxima. O EB planeja encomendar e receber 2.044 blindados do modelo nos próximos 20 anos, em lotes anuais de 100 unidades. O valor total da encomenda alcança os R$ 6 bilhões.

Características do Guarani

O VBTP Guarani é um veículo blindado anfíbio de 18 toneladas e tração 6×6, capaz de transportar 11 militares. Ele mede 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. Modelos deste tipo normalmente possuem carroçaria monobloco, mas o Guarani usa chassi em longarinas de aço, com o qual o veículo ficou mais alto em relação ao solo, o que oferece algumas vantagens operacionais, como maior capacidade de proteção anti-minas.

O Guarani pode ser equipado com uma torre do canhão israelense UT-30/BR de 30 mm ou um sistema semelhante dotado de metralhadora, ambas operadas por controle remoto, bem como navegador GPS, sensores de detecção laser e sistema ótico de visão noturna. O projeto prevê 10 versões diferentes, entre elas, de reconhecimento e posto de comando móvel. Dependendo da versão, o blindado pode ser facilmente aerotransportado por um avião C-130 Hercules ou pelo futuro KC-390 da Embraer Defesa e Segurança (EDS).

rc/avs



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto