AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Operação BRACOLPER

Primeiro emprego operacional das Guardian 25 do Exército Brasileiro

10/01/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - O Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva participou da Operação BRACOLPER, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, intensificando a presença do Exército Brasileiro e das Forças Armadas Colombianas e Peruanas na área; ampliando a vigilância por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais; reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais; e reforçando, junto à população regional, o sentimento de nacionalismo, de proteção ao meio ambiente e de defesa da soberania dos países participantes.

Além disso, pela primeira vez, o Comando Militar da Amazônia disponibilizou as embarcações Guardian 25 para serem empregadas em operações na região. Esse projeto objetiva modernizar os meios fluviais e estruturar o Sistema de Embarcações Fluviais do Exército Brasileiro, restabelecer a operacionalidade da tropa em Operações Fluviais e estabelecer a capacidade de atuar na defesa do território nacional em ambiente ribeirinho, principalmente nas regiões de fronteira. Para tanto, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) adquiriu quatro embarcações táticas Guardian 25, que foram recebidas em Manaus no mês de agosto de 2011.

A Guardian 25 é fabricada nos Estados Unidos pela empresa Brunswick Commercial Government Product, com sede na cidade de Edgewater, Flórida, (USA), e tem a capacidade de transportar 12 militares armados e equipados. Sua estrutura de combate permite, ainda, a instalação de até três metralhadoras MAG 7,62 mm e uma metralhadora pesada .50 ou lançador de granadas 40 mm. Dois motores de popa Mercury OPTIMAX de 200 HP garantem o desempenho necessário para longas patrulhas fluviais. As embarcações Guardian 25 foram distribuídas no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

rc/avs

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje