AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Exército Brasileiro

Israel Military Industries realiza visita técnica para modernização dos SPG M-109 A3 155 mm

06/02/2013

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Dando prosseguimento as trativas que visam a modernização dos obuseiros auto-propelidos do modelo M-109A3 155 mm em carga no Exército Brasileiro, a empresa israelense Israel Military Indistries (IMI) realizou visita técnica as instalações do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, sediado na histórica cidade de Lapa, no estado do Paraná, região sul do Brasil. A unidade, que acaba de completar 64 anos de criação, está em vias de implementar um programa de revisão geral e modernização dos SPG M-109A3 que utiliza, de forma a torná-los compatíveis com os M-109A5 adquiridos de 2ª mão nos Estados Unidos e que deverão ser submetidos a trabalhos de revisão geral e upgrade de alguns sistemas, de modo a elevá-los a versão Plus.

Essas revitalizações, dentre outros itens, incluem um novo sistema automático de controle de tiro (Automatic Fire Control System – AFCS) e GPS embarcado, permitindo navegar com precisão (localização geográfica), calcular dados de tiro, aumentar a cadência de tiro e maior rapidez na saída de posição; navegador inercial; trava automática do tubo para deslocamentos não operacionais; sistema de medida de velocidade inicial (Vo); determinação de posicionamento de navegação; lagartas T-154; e novo sistema de comunicações (AN/VIC-1 e AN/VIC-3 Intercom System). Muito provavelmente, este pacote de melhoramentos deverá ser disponibilizado para os M-109A3 existentes.

Na visita, técnicos da empresa israelense, acompanhados de oficiais da unidade, verificaram o estado geral de manutenção, inspecionando motores, sistemas associados e a integridade dos chassis e demais conjuntos mecânicos dos carros, visando um levantamento do que será necessário trocar, substituir ou modernizar.

De modo geral, os SPG da unidade apresentam ótimo estado de conservação e funcionalidade, tornando a modernização uma questão mais de disponibilidade dos recursos necessários a sua concretização. As Forças de Defesa de Israel possuem larga experiência operacional no emprego de SPG do tipo M-109A5, e estão introduzindo uma nova modernização destes meios conhecida como M109I7 ‘Spark’ que os manterá ativos por mais algumas décadas.

Deve-se ressaltar que o EB tem tido um histórico de inúmeras dificuldades com a cadeia logística de suprimentos para manter seus M-109A3 operativos, problema que deverá ser corrigido com a upgrade destes veículos para uma configuração mais moderna, possibilitando também maior alcance de tiro com emprego de munição assistida e/ou inteligente (entre 30 a 40 km), maior precisão dos disparos (menor dispersão) e maior agilidade para entrar e sair de posição, evitando assim os fogos de contra-bateria.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje