AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Sexta aeronave

Mais um P-3AM é entregue a FAB

01/03/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - Chegou ao Brasil a sexta aeronave P-3AM Orion adquirida pela Força Aérea Brasileira. O FAB 7207, recebido pela equipe do Grupo de Acompanhamento e Controle na Empresa EADS-CASA (GAC-CASA) em Sevilha, Espanha, foi trasladado por tripulação do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) de Salvador (estado da Bahia, região nordeste). O grupo já emprega o avião na proteção do litoral brasileiro e dos recursos naturais.

O contrato de modernização do P-3AM Orion foi assinado pelo Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). O P-3 representa efetivo apoio às atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul. A chamada FIR Atlântico, conforme acordos internacionais é uma extensa área de responsabilidade brasileira cobrindo 6.400.000 km².

A aquisição desse modelo de aeronave e de sua modernização representa importante mudança no padrão operacional da FAB, colocando a instituição na primeira linha de equipamentos de Patrulha Marítima. As vantagens operacionais do avião incluem autonomia de 16 horas de voo, mesmo à baixa altura, o que permite manter-se em uma área de patrulha por longos peíodos, mesmo quando operando bem afastado do litoral.

Sua variada gama de sensores e boias radiossônicas detectam a presença de navios na superfície e submarinos nas profundezas e, se for necessário, o P-3AM pode atacar estes alvos com mísseis, torpedos, minas e bombas, deste modo negando o uso do mar à embarcações hostis.

rc/avs

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje