Começou a primeira reunião do Comitê Conjunto de Defesa Brasil-África do Sul
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Começou a primeira reunião do Comitê Conjunto de Defesa Brasil-África do Sul

Africadosul destaqueinternet
|

(Infodefensa.com) Brasilia - Teve início em Brasília, a 1ª reunião do Comitê Conjunto de Defesa Brasil-África do Sul. Militares das Forças Armadas dos dois países e servidores civis vão trocar experiências sobre as respectivas indústrias de defesa e debater possibilidades de cooperação. As conclusões servirão de base para as próximas reuniões do comitê. O evento foi aberto pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Além de dar as boas-vindas à comitiva sul-africana, o ministro ressaltou a importância de se aumentar a cooperação bilateral. Segundo o ministro, essa cooperação está comprovada no caso do projeto do "A-Darter", míssil ar-ar de quinta geração desenvolvido conjuntamente entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Sul-africana (SAAF). Os novos mísseis, cuja produção terá início ainda em 2013, vão ser utilizados pelas aeronaves F-5M da FAB e por aeronaves Gripen sul-africanas.

Na apresentação da estrutura do MD, foram mostrados alguns dos projetos prioritários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Houve, também, um breve resumo sobre a LAAD Defence and Security – maior feira de defesa e segurança da América Latina, que este ano acontecerá na primeira quinzena de abril, no Rio de Janeiro. Representantes da África do Sul foram convidados para o evento e tiveram sua provável presença valorizada pelo Brasil. Até o momento, ministros de defesa de 14 países já confirmaram participação. A expectativa é de receber até 65 delegações estrangeiras.

Ao fazer sua exposição, a comitiva estrangeira – sob a coordenação do comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro Fabian Msimang – apresentou as bases da estratégia de defesa daquela nação. Para os sul-africanos, “é fundamental a proteção das vias marítimas, terrestres e aéreas”. Representantes da South African Aerospace Maritime and Defence Industries Association (AMD), única associação reconhecida como entidade comercial da indústria de defesa da África do Sul, falaram sobre a capacidade do país na produção de helicópteros, navios e veículos-aéreos não tripulados (VANTs), sendo que uma nova geração destes últimos está em andamento. Segundo a AMD, os veículos entrarão em teste entre junho e julho deste ano. As aeronaves têm autonomia de 16 horas de voo e podem ser armadas com mísseis, diferencial tecnológico da companhia sul-africana.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto