AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Aeronave de grande porte

KC-X2: FAB seleciona proposta da Israel Aerospace Industries

15/03/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - O Comando da Aeronáutica (COMAER) encerrou o processo de seleção de um modelo de aeronave de grande porte para substituir os Boeing KC-137E operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT), Esquadrão Corsário, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada na Base Aérea do Galeão (BAGL), Rio de Janeiro.

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries (IAI), que engloba a conversão de duas aeronaves comerciais Boeing 767-300ER para a configuração B767MMTT (Multi-Mission Tanker Transport), plataformas capazes de realizar missões de reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa, resgate de cidadãos residentes em áreas de conflito ou vitimadas por desastres naturais e evacuação aeromédica, tudo isso seguindo os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Designado Projeto KC-X2, a concorrência foi aberta pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Implementado pela Bedek Aviation Group, subsidiária da IAI, o pacote de modificações pode incluir de acordo com os requisitos REVO (Reabastecimento em Voo) a instalação de até três pods de reabastecimento do tipo “hose-and-drogue” (um na extremidade de cada asa e um terceiro opcional no cone cauda), bem como um “flying boom” (lança rígida para transferência de combustível), este último também opcional e localizado no cone de cauda. Adicionalmente, o interior do B767MMTT é reconfigurável, permitindo rápida adaptação para transporte de passageiros (máximo de 210 assentos), macas para transporte de pacientes (configuração MEDEVAC), cargas (incluindo pallets) ou uma combinação dessas configurações.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje