AMÉRICA |
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Voo experimental

ANAC concede à XMobots primeiro certificado para VANT privado e civil no Brasil

31/05/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para empresa privada no Brasil. Com isso, a XMobots, responsável pelo desenvolvimento do VANT Nauru 500, passa a ser a única empresa do país autorizada pela ANAC a fazer voos experimentais voltados à pesquisa e desenvolvimento do avião-robô. Até então, apenas a Polícia Federal possuía aeronaves não tripuladas para uso civil aptas a voar em território nacional.

Sediada no polo tecnológico de São Carlos (230 Km de São Paulo), a XMobots iniciou junto à ANAC o processo de obtenção do CAVE em novembro de 2012, trabalho que também envolveu a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Com a emissão do CAVE, a empresa demonstrou que sua aeronave atende aos rigorosos requisitos determinados pela ANAC, atestando sua capacidade técnica e também seu interesse no atendimento das solicitações relacionadas à segurança e à documentação operacional do projeto.

“Esse é o primeiro passo que uma empresa fabricante de VANTs precisa dar para atingir o objetivo de operar comercialmente os aviões. Com esse CAVE de Pesquisa e Desenvolvimento, nosso objetivo é continuar aprimorando o equipamento e, ao mesmo tempo, demonstrar para a ANAC o seu nível de confiabilidade”, explica o diretor da empresa, o engenheiro Fábio Henrique de Assis.

Como se trata de um setor relativamente novo no país, essa regulamentação precisa avançar para garantir a máxima segurança nas operações que envolvem a utilização de VANTs”, analisa o diretor da XMobots.

Fotos: XMobots

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje