Navio-Patrulha Macau será transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Navio-Patrulha Macau será transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil

NPaMacau RC
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - No dia 31 de maio, às 10h30, na Base Naval de Natal, fue transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil (MB), o Navio-Patrulha (NPa) de 500t “Macau”. Em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, almirante-de-esquadra Arthur Pires Ramos, o evento consolida a capacidade operacional do navio para atuar na Esquadra da MB, mais especificamente na área do Comando do 3º Distrito Naval, ficando sediado na cidade de Natal (estado do Rio Grande do Norte).

Sua construção faz parte de um estudo realizado pela Marinha, em novembro de 2005, para a construção de uma nova classe de NPa que realiza, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil, atuando, principalmente, na proteção da “Amazônia Azul”.

Construído pelo estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE), após contrato assinado com a Diretoria de Engenharia Naval, o Navio-Patrulha “Macau” recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. A embarcação teve sua construção iniciada em 2007 e foi entregue à MB em 2010, sendo o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção, a classe “Macaé”. Em seu projeto foi utilizado o modelo do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.

Características do Navio:

Comprimento total: 55,6 m

Boca máxima:8,0 m

Calado máximo:2,5 m

Deslocamento:500 t

Sistema de propulsão: 2 MCP MTU 16V 4000 M90

Geração de energia: 3 Grupos diesel-geradores MTU

Velocidade máxima:21 nós

Raio de ação a 15 nós: 2.500 MN

Autonomia:10 dias

Armamento:

01 Canhão 40mm L70 (AOS)

02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2

Operações Aéreas:

Capacidade de operar com aeronaves no recebimento de cargas e de pessoal

Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto