AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Promovido pela Mectron

FAB realiza segundo workshop sobre Projeto Link BR2

08/07/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou durante a última semana no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), o segundo workshop sobre o Projeto Link BR2, evento conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e promovido pela Mectron - Engenharia, Indústria e Comércio S/A, uma empresa do grupo Odebrecht.

O evento teve como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre a tecnologia de enlaces de dados operacionais (datalink) entre o Ministério da Defesa, as Forças Armadas e a Mectron, esta última desenvolvedora do programa, com vistas a evolução conceitual e tecnológica do tema. Os planos preveem que o sistema seja difundido para um numero maior de aeronaves da frota da FAB, incluindo helicópteros, aviões de patrulha e de reabastecimento em voo, bem como para unidades do Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.

No caso especifico da FAB, as comunicações via datalink proporcionam inúmeras vantagens sobre os tradicionais métodos empregados até pouco tempo atrás. Duas delas merecem destaque. A primeira refere-se ao fato de que a troca de informações entre aeronaves e entre estas e estações de superfície se dá através de dados codificados e não por voz, embora esse último modo esteja disponível.

A segunda corresponde à capacidade de transmissão de informações coletadas por aeronaves equipadas com sensores de grande raio de alcance (radar Erieye do E-99, por exemplo) para aeronaves sem radar como o A-29, ou então, para aviões de combate F-5EM que estejam na linha de frente de uma operação de ataque ou interceptação que demande uma surtida eletronicamente “silenciosa”, ou seja, sem o emprego dos seus sistemas eletrônicos ativos, incluindo os radares Grifo F/BR.

rc/avs

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje