FAB realiza segundo workshop sobre Projeto Link BR2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

FAB realiza segundo workshop sobre Projeto Link BR2

|

(Infodefensa.com) Sao Paulo - A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou durante a última semana no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), o segundo workshop sobre o Projeto Link BR2, evento conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e promovido pela Mectron - Engenharia, Indústria e Comércio S/A, uma empresa do grupo Odebrecht.

O evento teve como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre a tecnologia de enlaces de dados operacionais (datalink) entre o Ministério da Defesa, as Forças Armadas e a Mectron, esta última desenvolvedora do programa, com vistas a evolução conceitual e tecnológica do tema. Os planos preveem que o sistema seja difundido para um numero maior de aeronaves da frota da FAB, incluindo helicópteros, aviões de patrulha e de reabastecimento em voo, bem como para unidades do Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.

No caso especifico da FAB, as comunicações via datalink proporcionam inúmeras vantagens sobre os tradicionais métodos empregados até pouco tempo atrás. Duas delas merecem destaque. A primeira refere-se ao fato de que a troca de informações entre aeronaves e entre estas e estações de superfície se dá através de dados codificados e não por voz, embora esse último modo esteja disponível.

A segunda corresponde à capacidade de transmissão de informações coletadas por aeronaves equipadas com sensores de grande raio de alcance (radar Erieye do E-99, por exemplo) para aeronaves sem radar como o A-29, ou então, para aviões de combate F-5EM que estejam na linha de frente de uma operação de ataque ou interceptação que demande uma surtida eletronicamente “silenciosa”, ou seja, sem o emprego dos seus sistemas eletrônicos ativos, incluindo os radares Grifo F/BR.

rc/avs



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto