Caças F-2000C serão aposentados em dezembro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Caças F-2000C serão aposentados em dezembro

F2000C Caiafa
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Comprados da França como solução temporária frente a desativação dos longevos e obsoletos Mirage IIIE/D operados pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante 33 anos na base aérea de Anápolis, os Mirage 2000C entregues ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) a partir de 2006 também estão chegando ao final de sua vida útil em dezembro próximo sem a perspectiva de um substituto.

Com a indefinição do Programa FX-2, licitação que prevê a compra de 36 novos caças para a FAB e eternamente adiada por sucessivos governos, o fato é que o sistema de defesa aérea da capital brasileira vive um momento de impasse. Não há como alongar a vida operacional dos Mirage 2000C, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro. A partir de 2014, esses jatos estarão definitivamente aposentados, em que pese a ótima manutenção que receberam nos últimos oito anos por parte do pessoal do 1º GDA.

Segundo fontes ouvidas por Infodefensa Brasil, a FAB deverá deslocar para Anápolis a partir de meados de 2014 caças Northrop F-5EM do seu inventário, em forma de rodízio entre as três unidades operadoras do tipo - 1º Grupo de Caça (Santa Cruz, RJ), o 1º/14º GAv (Canoas,RS) e 1º/4ºGAv (Manaus, AM) – de forma a manter ativa a defesa aérea de Brasília (DF). As 11 células de F-5E/F adquiridas da Jordânia, e atualmente em fase de modernização para o padrão F-5EM/FM nas instalações da Embraer Defesa e Segurança em Gavião Peixoto (SP) irão manter a dotação dessas unidades num nível aceitável, sem prejuízo para a operacionalidade.

Os rumores sobre o destino do 1º GDA envolvem desde a sua improvável desativação até a aquisição de uma nova aeronave “tampão” para manter o esquadrão atuando enquanto o FX-2 não é escolhido entre os finalistas da Boeing, SAAB e Dassault. Na LAAD 2013, a Lockheed Martin ofereceu a FAB a possibilidade de “leasing” ou venda de caças F-16 estocados nos Estados Unidos. Outra possibilidade seria o “leasing” de 12 caças SAAB Gripen C/D da Força Aérea da África do Sul (SAAF) atualmente fora de operação devido a falta de recursos por que passa aquela força. Adicionalmente, os russos seguem ofertando o Sukhoi SU-35S como uma alternativa ao programa FX-2. O que existe de concreto mesmo é que a saga do Delta Mirage no Brasil se encerra ao findar de 2013.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto