AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

Visita oficial de Amorim

Brasil e Argentina anunciaram a criação de um grupo bilateral para Cooperação em Defesa Cibernética

17/09/2013

(Infodefensa.com) Sao Paulo - Brasil e Argentina anunciaram a criação de um grupo bilateral para estudar ações de cooperação em defesa cibernética. Até novembro, o país vizinho deverá enviar ao Brasil uma missão composta por especialistas civis e militares para conhecer as atividades e os projetos do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) do Exército Brasileiro.

As tratativas sobre o estreitamento da cooperação na área cibernética ocorreram durante a visita oficial de dois dias que Amorim e comitiva realizam à Argentina a convite do novo ministro da defesa daquele país, Agustín Rossi.

Durante o encontro, os ministros manifestaram apoio às iniciativas multilaterais de cooperação entre os países no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano da Unasul (CDS). Também trataram do interesse de ampliar a cooperação científica entre os países na Antártica, além de reforçar a ideia de criação da Escola de Defesa Sul-Americana, reunindo as diversas iniciativas nos campos da defesa em curso nos países da região.

O ministro brasileiro também visitou na ocasião o Complexo Industrial Naval Argentino (Cinar), e foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman. A visita oficial teve o apoio do embaixador brasileiro em Buenos Aires, Everton Vargas, e equipe. O chefe do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), general José Carlos dos Santos, integrou a comitiva do ministro Amorim em Buenos Aires.

Ao final do encontro, os ministros veicularam um comunicado conjunto com o resumo dos principais temas tratados na reunião (veja aqui a íntegra do documento).

rc/avs

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje