CREDN do Brasil defendeu a inclusão da Defesa Cibernética no PAC
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

CREDN do Brasil defendeu a inclusão da Defesa Cibernética no PAC

PellegrinoDefesaCibernetica
|

(Infodefensa.com) Brasília – Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA) defendeu a inclusão do programa de Defesa Cibernética do Exército, no PAC para que os recursos sejam assegurados e estejam livres de contingenciamentos ou cortes. O assunto foi discutido em audiência pública da CREDN que contou com representantes do Exército, da Abin e da SaferNet, ONG responsável pelo Centro Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.

Segundo Pellegrino, “trata-se de um investimento estratégico porque não adianta comprar produto de prateleira, nós temos que desenvolver no Brasil essa tecnologia. Os hardwares e softwares fabricados nos países desenvolvidos já embutem instrumentos que permitem a invasão”.

Para o Chefe do Centro de Defesa Cibernética do Exército, general José Carlos dos Santos as vulnerabilidades nos sistemas cibernéticos brasileiros têm como origem a dependência estrangeira da tecnologia. Santos também defendeu a criação de uma agência nacional de segurança cibernética para regular e coordenar o setor e afirmou que, em geral, a sociedade não se preocupa com a proteção de dados e informações sensíveis.

Já o diretor da Safernet Brasil, Thiago de Oliveira, afirmou que a criação de um sistema de e-mails nacional para aumentar a segurança das comunicações dos brasileiros não resolverá o problema da espionagem.

Segundo ele, já existem softwares instalados em smartphones e computadores em geral, que controlam os aparelhos. Na sua opinião, o governo precisa enviar para o Congresso projeto de lei de proteção dos dados pessoais e regulamentar o direito à privacidade previsto na Constituição.

“O Congresso precisa atuar para garantir a dotação orçamentária necessária que assegure a devida proteção dos interesses estratégicos do país, das suas empresas e dos seus cidadãos”, afirmou Pellegrino.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto