AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

0

0

0

0

No Saicã

FAB realiza primeiro lançamento de bombas inteligentes com carga explosiva real

09/10/2013

(Infodefensa.com) São Paulo - A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no estande de tiro de Saicã, localizado a 120 km de Santa Maria (RS), o primeiro lançamento de bombas inteligentes com carga explosiva real. Empregou-se na ocasião meia dúzia de bombas BAFG 230 (Baixo Arrasto de Emprego Geral) e seu similar padrão MK-82 (227 kg) dotadas de kits de guiamento laser Lizard fornecido pela israelense Elbit Systems. Todas as bombas foram lançadas a partir de aviões de ataque A-1 AMX, sendo que três delas eram inertes.

Esse tipo de armamento permite que alvos sejam atingidos com elevado índice de precisão mesmo quando lançadas a distâncias maiores do que as normalmente praticadas mediante o uso de bombas “burras”, ou seja, sem sistema de guiamento e aletas de planeio. As bombas inteligentes minimizam os riscos que os pilotos estão sujeitos durante as missões e reduzem bastante os danos colaterais que afetam a população e instalações civis na área de conflito. Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ-450 Hermes do 1°/12° GAv, Esquadrão Hórus, também fornecida pela Elbit, gravou todas as ações de lançamento e impacto das armas.

Segundo o tenente-coronel Clauco Fernando Vieira Rosseto, comandante do 3°/10° GAv, Esquadrão Centauro, os ensaios executados em Saicã são resultado de quatro anos de trabalho e preparação. A unidade, baseada em Santa Maria, desenvolve a doutrina de emprego desses armamentos em conjunto com o 1°/10° GAv, Esquadrão Poker, e com o 1º/16º GAv, Esquadrão Adelphi, todos equipados com aviões de combate A-1 AMX.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje