O Exército Brasileiro realizou a avaliação doutrinária do VANT Valente
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O Exército Brasileiro realizou a avaliação doutrinária do VANT Valente

VALENTEII
|

(Infodefensa.com) São Paulo - O Exército Brasileiro (EB). representado pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC), através da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), representado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou a avaliação doutrinária de emprego operacional do Veículo Aéreo Leve de Engenharia Não-Tripulado Especializado (VALENTE), durante uma operação militar de levantamento aerofotogramétrico da Área de Preservação Ambiental do Pratigi, no sul do estado da Bahia.

O objetivo foi estabelecer o alinhamento da tecnologia com as necessidades do monitoramento permanente patrimonial e de meio-ambiente, bem como o levantamento para estudos ambientais especializados, aplicados no Baixo Sul da Bahia. O VALENTE foi apresentado às autoridades municipais locais, à Diretoria da Fundação Odebrecht, à Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (AGIR) e outras associações e cooperativas regionais. Este projeto conta com a presença efetiva da Policia Militar da Bahia (PMBA) e da Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (SESEG).

A jornada de trabalho estabeleceu que o trabalho conjunto interagências resultará no desenvolvimento de soluções de uso dual, com o propósito de tornar o Brasil auto-suficiente em tecnologias sensíveis, vinculando as linhas de pesquisa da Engenharia de Defesa do IME ao  Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) do Baixo-Sul da Bahia, capitaneado pela Fundação Odebrecht, em projeto premiado pela ONU, bem como a construção, pelo Exército, da Estrada-Parque da APA do Pratigi.

O acordo de cooperação engloba o Exército Brasileiro, a Fundação Odebrecht, a Polícia Militar do Estado da Bahia e a empresa Flight Technologies, parceira do Instituto Militar de Engenharia no desenvolvimento do VALENTE.

rc/avs



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto