Aviões A-29 Super Tucano e T-27 Tucano celebram histórico de operações na Força Aérea Brasileira
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Aviões A-29 Super Tucano e T-27 Tucano celebram histórico de operações na Força Aérea Brasileira

131209 brasil roberto Super Tucano 01 fuerza aerea 400x267
|

(Infodefensa.com) São Paulo – O A-29 Super Tucano, monomotor turboélice de ataque leve e treinamento avançado, estabeleceu este mês uma marca importante ao completar 10 anos de operação na Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, que recentemente foi selecionada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para o programa Light Air Support (LAS), ou Apoio Aéreo Leve, já superou a marca das 200 mil horas de voo. Atualmente, o modelo está em operação em nove forças aéreas na América Latina, África e Sudeste Asiático.

Este ano, o A-29 Super Tucano também foi escolhido como o novo avião do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB, mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, em que substituirá o venerável treinador T-27 Tucano. O T-27 é usado na formação dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e está celebrando 30 anos de operações na FAB. Uma das aeronaves da AFA recebeu uma pintura especial que foi apresentada ao público pela primeira vez na cerimônia de formatura dos aspirantes-a-oficial, realizada na última sexta (6/12), na sede da AFA, em Pirassununga (SP).

O A-29 Super Tucano é resultado de um projeto desenvolvido de acordo com as rigorosas exigências da FAB. Com mais de 210 encomendas e mais de 170 aviões entregues, é totalmente compatível com as operações de combate em ambientes complexos. Além da reforçada estrutura para operações em pistas não pavimentadas, o avião conta com avançados sistemas de navegação e pontaria de armas, o que lhe garante alta precisão e confiabilidade, utilizando tanto armamento convencional como inteligente, mesmo sob condições extremas. O avião requer apoio logístico mínimo para operações contínuas. O A-29 Super Tucano está em operação em nove forças aéreas, executando com sucesso missões de treinamento avançado, vigilância de fronteiras, ataque leve e contra-insurgência.

Monomotor turboélice de asa baixa, o T-27 Tucano é equipado com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-25C, de 750 shp, com hélice tripá e trem de pouso retrátil. Foi o primeiro treinador básico turboélice a utilizar assentos ejetáveis configurados em tandem (um atrás do outro). Outras novidades do projeto eram o avançado cockpit, com instrumentos dispostos de forma semelhante aos modernos caças a jato, e o fato de reunir os comandos de potência do motor, abertura e fechamento de combustível e funcionamento da hélice em uma única manete, facilitando a operação e tornando a pilotagem similar a de um avião a jato. Os primeiros aviões de produção foram entregues em 29 de setembro de 1983. No total, foram produzidas mais de 630 unidades do avião para forças aéreas de 14 países.

Johnson Barros/Agência Força Aérea



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto