Brasil y Sri Lanka cooperação militar
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil y Sri Lanka cooperação militar

Sri lanka02
|

(Infodefensa.com) São Paulo – O treinamento e o intercâmbio de militares, bem como a cooperação técnica e industrial no setor de defesa foram os principais pontos da reunião bilateral entre o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o secretário de Defesa e do Desenvolvimento Urbano do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, ocorrido nesta quarta (15), em Brasília. Foram acertados acesso a treinamento no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCopab), situado no Rio de Janeiro, e em unidades militares de elite do Exército Brasileiro como o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), isso a partir de 2015.

Gotabaya Rajapaksa iniciou a visita oficial ao Brasil pelo Rio de Janeiro. Na capital fluminense, a delegação conheceu o Arsenal de Marinha e as dependências da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). No Ministério da Defesa, já em Brasília, Rajapaksa foi recebido com honras militares e seguiu com o ministro Amorim para o gabinete onde ocorreu uma conversa reservada. Após, Amorim e o secretário tomaram parte da reunião ampliada onde foram acertados detalhes do documento que oficializou a cooperação militar entre os dois países após a apresentação de diversos programas brasileiros em andamento como o avião de transporte/reabastecimento KC-390 da Embraer Defesa & Segurança, o blindado Guarani da Iveco Defesa, o programa de Submarinos da Marinha, e o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), do Exército Brasileiro.

O Sri Lanka, ao longo de três décadas, enfrentou duros combates contra a guerrilha e o terrorismo na forma de grupos rebeldes como Os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil. Mais de 120 mil pessoas morreram, sendo 30 mil soldados, e mais 35 mil foram incapacitadas. Atualmente, a situação começou a se normalizar com a chegada de indústrias e o crescimento do setor de turismo.

rc/ceh



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto