Exército Brasileiro: Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Exército Brasileiro: Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas

0 Mark 02 Trueno Photo Gaia1
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – Em boletim datado de 29 de novembro de 2013, o Exército Brasileiro divulgou os requisitos básicos do Programa VBMT-LR para uma viatura classe 4x4 pesando no máximo oito toneladas, com capacidade de carga de uma tonelada e espaço para uma guarnição de cinco homens.

O documento informava da necessidade de compra direta de até 32 veículos para equipar uma Força de Paz brasileira que pode vir a ser enviado para o Líbano, país onde a United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL) já conta com o comando das forças navais pela Marinha do Brasil e a presença de uma fragata.

Conforme planejamento do EB, os fabricantes de blindados interessados estão enviando seus veículos para testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ). O período de avaliação se iniciou em dezembro passado, e prossegue até junho de 2014.

Iveco Defesa e GAIA

O blindado 4x4 da Iveco Defesa, conhecido como Light Multirole Vehicle ou LMV, já estaria sendo testado no CAEx, e fontes indicam que mais um blindado deverá se juntar aos testes nos próximos dias. É o Thunder (Trueno) Mark II / AMIR da Gaia Automotive Industries, de Israel. Esse blindado 4x4 foi apresentado recentemente no mercado colombiano na sua versão APC-MRAP, sendo capaz, segundo o fabricante, de oferecer proteção balística nível três com resistência contra minas e dispositivos explosivos improvisados.

O Thunder/Trueno pode ser armado com estação remota de armamento RWS com suportes de mísseis, metralhadoras de 12,7 mm ou 7,62 mm e lança-granadas 40 mm. Seu peso total é de 8,7 toneladas e pode transportar uma carga útil de até duas toneladas O veículo pode ser configurado nas versões APC, MRAP ou para uso policial ou em Missões de Paz.

Agenda de Testes

Todos os veículos a serem testados deverão dar entrada no CAEx antes de três de abril de 2014.

Segundo documentos do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), o EB tem planos de adquirir outros lotes do VBMT-LR, totalizando 186 viaturas, a partir de 2016.

O programa Viatura Blindada Multitarefa, Leve sobre Rodas faz parte do PEE Guarani, família de veículos de combate sobre rodas em versões 6x6 e futuramente, 8x8. Os blindados 4x4 VBMT-LR irão complementar essas forças, atualmente sendo reorganizadas pela Força Terrestre.

Foto: Gaia



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto