Thales: Segunda edição do "InnovDays" I
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Thales: Segunda edição do "InnovDays" I

0 InnovDays2014 Sophie
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – Ao longo de dois dias, mais de 1000 clientes do Grupo Thales estiveram presentes no Palais des Congrès, em Paris, para participar da segunda edição do InnovDays.

No evento, que contou com as presenças do ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, e do presidente e CEO do Grupo Thales, Jean-Bernard Lévy, foram apresentados cerca de 100 demos, provenientes de 12 países onde a Thales tem presença e cobrindo toda a sua cadeia de valor, desde suas tecnologias básicas até serviços abrangentes, através de equipamentos e sistemas.

Infodefensa com, a convite da Thales, esteve presente ao evento e visitou as Demos de diversos produtos e tecnologias de interesse para o Brasil no setor de Defesa e Segurança. Programas militares brasileiros importantes como o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), o Prosuper (Programa de Obtenção de Meios de Superfície), para citar alguns, podem se beneficiar enormemente com as inovações tecnológicas demonstradas no InnovDays 2014.

Compact and Low Power Cameras for Soldiers

O Sophie Lite é um novo optrônico leve multifunção (handheld) pesando apenas 1,58 kg com as baterias, dimensionado para nível pelotão, e proposto para executar uma miríade de tarefas como controle de fogo indireto para artilharia, morteiros ou apoio aéreo aproximado (CAS), reconhecimento, vigilância, proteção de instalações militares e tropas no terreno, além de encontrar vários usos em tarefas na área de Segurança.

Equipado com um imageador termal de alta resolução + TV (capacidade diuturna de visualização infravermelho) com auto-foco e estabilização de imagem (zoom de 3x), o Sophie Lite também faz uso de um telêmetro laser (medidor de distância e marcador de alvos) com acuracidade de 5 metros. O optrônico dispõe ainda de sistema GPS integrado, compasso magnético digital (giro compasso), e a capacidade de gerenciar, classificar, armazenar e enviar imagens em rede e gravar vídeos.

O equipamento pode receber acessórios como unidade de controle remoto, tripé motorizado em elevação e giro, cabos externos para conexões e interfaces com outros sistemas, sendo acondicionado em cases de alta resistência a impactos para facilitar a logística de transporte.

O Sophie Lite se apresenta como uma solução talhada para a execução de tarefas militares em programas como o Sisfron, ou no caso da área de Segurança, pode ser considerado para emprego pela Polícia Federal e demais agências governamentais envolvidas no trabalho de controle e vigilância de fronteiras e combate aos ilícitos transnacionais como o tráfico de armas e drogas.

NS100 Radar

A evolução no design dos radares foi impulsionada pelo surgimento de missões navais e terrestres em novos cenários altamente variáveis com uma grande diversidade de ameaças como pequenos UAVs que se movem lentamente até rápidos e ágeis mísseis muito menores. Detectar esses alvos simultaneamente impõe requisitos conflitantes em um projeto radar.

A grande variedade de missões em um ambiente de litoral cada vez mais complexo exige um design flexível com capacidades de radar multimissão. O sistema também precisa ser de fácil atualização para permitir a sua adaptação as ameaças.

Novas tecnologias, como a varredura eletrônica de matriz ativa (AESA), antena e receptor compacto, crescimento em capacidade de processamento, dentre outras, abriram caminho para a introdução do recurso dual axis multi-beam (as informações colhidas, sejam elas de superfície ou aéreas, podem ser trabalhadas simultaneamente sem a necessidade de o operador precisar alternar entre vários modos de operação e processamento).

Este conceito é aplicável tanto ​​para sistemas de antena fixa quanto rotativa, caso do NS100, novo radar de vigilância 4D do tipo AESA (active electronically scanned array) de emprego dual (superfície/aéreo) que utiliza a inovadora tecnologia dual axis multi-beam. O radar pode ser produzido em vários tamanhos de antena (módulos) customizados para diferentes classes de navios (peso e alcance), e também é capaz de prover suporte de guiamento/atualização para mísseis ativos.

Como plataforma multi-sensor, o NS100 compreende também um radar Scout MK.3 FMCW de vigilância de superfície, câmera IR para aumentar a consciência situacional próxima, e IFF com interrogador e transponder. O novo sistema tem alcance estimado de 200 km e apresenta um MTBCF (mean time between critical failures) de 3.000 horas.

O NS100, pela sua performance, facilidade de integração e baixo peso final instalado, aparece como uma alternativa de menor custo ao I-Mast 100, proposto pela Thales para as novas corvetas classe Barroso Modificadas que a Marinha do Brasil está prontificando para produção no país em curto prazo. Segundo a Thales, oito sistemas estão encomendados por um cliente do sudoeste asiático ainda não anunciado.

Foto: Thales



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto