AEL apresenta aviônica de 5ª geração para aeronaves de caça
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
importedlatam|||Po >

AEL apresenta aviônica de 5ª geração para aeronaves de caça

Targo Roberto Caiafa1 1
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – A AEL Sistemas apresenta na FIDAE 2014 (Feira Internacional de Ar e Espaço, no Chile) seu projeto de aviônica de última geração para caças.

O sistema proposto (Cockpit NG) incorpora um display panorâmico (WAD: Wide Area Display), um capacete (Targo) que apresenta símbolos e imagens similares a de um HUD (Head Up Display) e computadores com elevada capacidade de processamento de dados e imagens.

O novo display otimiza a apresentação das imagens de alta resolução, permitido o redimensionamento e configuração das telas por meio de movimentos com o toque dos dedos (touch screen). As aplicações de software são projetadas para serem usadas da mesma forma que os atuais smart phones (Desktop Conception), facilitando o manuseio dos dados provenientes dos diversos sensores da aeronave.

Integração de dados

O resultado é que a fusão e a integração de dados são apresentadas em um único ambiente visual (display único). Essas características aumentam a capacidade de engajamento simultâneo de alvos terrestres e aéreos, simplificando o processo e tomada de decisão do piloto e tornando mais eficazes e precisas as operações da aeronave.

"Um avião de última geração demanda uma aviônica também de última geração", afirma Vitor Neves, vice-presidente da AEL, empresa gaúcha.

O capacete DASH V possibilita ao piloto visualizar dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando recursos que elevam a consciência situacional e a capacidade de julgamento do piloto. Neves ressalta ainda que, ao desenvolver uma aviônica de última geração, a indústria brasileira de equipamentos defesa se fortalece.

"Participar do Programa F-X2 é uma oportunidade ímpar, que fortalece a capacidade da engenharia nacional e permite ao país amadurecer sua indústria de defesa de alta tecnologia", finaliza Neves.

Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto