Brasil e a modernização dos T-27 de Honduras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
importedlatam||Aire|Po >

Brasil e a modernização dos T-27 de Honduras

T 27 celulas PAMA LS
|

(infoespacial.com) São Paulo.- O presidente hondurenho Juan Orlando Hernandez e o embaixador do Brasil em Honduras, Zenik Krawctschuk , anunciaram na última semana a remodelação da frota de treinadores T-27 Tucano da Força Aérea Hondurenha (FAH) e a possível aquisição, posteriormente, de um lote de aeronaves A-29 Super Tucano. Hernandez presidiu a cerimônia que celebrou o 83º aniversário da FAH, evento que contou com a presença do ministro da Defesa, Samuel Reyes; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Fredy Santiago Diaz Reyes; autoridades e ex-comandantes da FAH, incluindo o lendário hondurenho Enrique Soto Cano.

Segundo o presidente hondurenho, os T-27 são essenciais para o combate ao narcotráfico, e Honduras é tido como ponto de passagem de drogas a caminho dos Estados Unidos. O governante instou congressistas estadunidenses a conhecerem a Lei de Proteção do Espaço Aéreo daquela nação da América Central, a fim de que apoiem essa iniciativa, fundamental para ambos os países. Hernandez observou que a FAH terá todo o apoio financeiro e logístico de seu governo para cumprir as diversas missões, e se necessário, abater aeronaves comprovadamente intrusas de seu espaço aéreo.

Enquanto isso, o embaixador do Brasil em Honduras, Zenic Krawctschuk, disse que o governo brasileiro apoia fortemente Honduras na luta contra o crime organizado com a reparação das aeronaves. A cooperação deverá se dar de duas formas: o retrofit e modernização de cerca de 21 aeronaves a um custo de US $ 2,5 milhões por célula, mais a doação de outros T-27 oriundos dos estoques da FAB, nos próximos meses . "O Brasil sempre foi um aliado dos países da América Latina. Sabemos que Honduras está com pressa e que não pode esperar o crime organizado agir", frisou. Os trabalhos de modernização poderão ser feitos em Palmerola (Honduras), no Brasil (EDS), ou na Colômbia (CIAC).

Foto: Roberto Caiafa

rc / fh



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto