Testes embarcados realizados com uma dupla de drones helicópteros Camcopter S-100
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Testes embarcados realizados com uma dupla de drones helicópteros Camcopter S-100

140612 uav helicoptero camcopter shiebel brasil
|

(Infodefensa) São Paulo – Entre os dias dois a cinco de junho, demonstrações em voo conduzidas em cenário solicitados pela Marinha do Brasil, e destinados a avaliar as capacidades dos payloads L3 Wescam MX-10, Selex PicoSAR Radar e sistema AIS (Automatic Identification System) na aeronave nº 01, e o Selex ES SAGE ESM na aeronave nº02 (tanto de dia quanto a noite), deram a tônica dos testes embarcados realizados com uma dupla de drones helicópteros CAMCOPTER® S-100 da empresa Schiebel, que operaram a até noventa milhas náuticas de distância do navio base, o patrulha oceânico Apa (P121), durante sessenta horas de voo na região próxima a São Pedro da Aldeia, base da Aviação Aeronaval.

Os testes do Schiebel acontecem dois meses depois da avaliação do Scan Eagle da Boeing/Insitu, outro sistema aéreo não tripulado avaliado na concorrência ARP-E (Aeronave Remotamente Pilotada – Embarcada). Com esses testes, a Marinha está analisando o quão boa é essa vigilância e a capacidade de detecção dos equipamentos, além de sua adaptabilidade aos meios operacionais da Esquadra. O CAMCOPTER® S-100 utiliza gasolina de 100 octanas e está em desenvolvimento um motor para JP-5 e outro movido a Diesel. Cada unidade é manejada por cinco pessoas, e caso a Marinha opte por ter os dois modelos com sensores diferentes, como nos testes realizados, pode-se chegar a 12 operadores treinados e qualificados.

O preço de aquisição de um sistema com duas aeronaves, todo o suporte logístico e pacote de sobressalentes para os cinco primeiros anos de operação está avaliado em aproximadamente USD $ 8 milhões, o que permitiria a Marinha do Brasil planejar compras em lotes para equipar tanto seus navios patrulha oceânicos da Classe Amazonas como os navios patrulha fluviais da Classe Roraima e da Classe Pedro Teixeira, por exemplo. De fato, as capacidades dos dois sistemas são complementares, o que poderia sugerir até uma compra mista por parte da Esquadra.

Brochura CAMCOPTER® S-100



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto