Primeira exportação do VBTP-MR 6x6 Guarani para o Líbano
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

Primeira exportação do VBTP-MR 6x6 Guarani para o Líbano

150128 iveco Guarani assembly Line Caiafa 02
|

A Iveco assinou um acordo para a venda de 80 veículos militares e policiais para o Líbano, segundo declarações de uma fonte industrial italiana a agência Defense News, no início de janeiro. O negócio, avaliado em cerca de 30 milhões de euros, foi assinado em meados de dezembro e poderá render novas ordens em 2015. O contrato inclui 25 veículos Lince, também conhecidos como Veículos Leves Multiemprego (ou LMV), e cinco maiores, do tipo MPV, em versão de transporte de tropas, bem como 10 viaturas blindadas de transporte de tropas, média sobre rodas 6×6 Guarani (VBTP-MR).

Essa é a primeira venda internacional de blindados produzidos no Brasil desde 1993. Nas décadas de 1970-1980, o Brasil exportou centenas de veículos blindados da extinta ENGESA, sendo os mais conhecidos o EE-9 Cascavel (reconhecedor armado com canhão de 90 mm) e o EE-11 Urutu (transporte blindado de tropas).

O Guarani 6x6 foi desenvolvido justamente para substituir esses carros no Exército Brasileiro, sendo que a versão 8x8 armada com canhão de 105 mm (substituta do Cascavel) encontra-se atualmente na fase de definição da configuração final e seleção dos fornecedores de armas, sistemas e equipamentos de missão.

Os 40 veículos restantes do contrato libanês serão divididos entre viaturas policiais e caminhões militarizados.

VBTP-MR 6x6 Guarani

Mais de 100 fornecedores diretos no Brasil estão envolvidos na fabricação do Guarani, um blindado com sete metros de comprimento e dois metros e meio de altura, blindagem de 30 mm de espessura, capacidade anfíbia e projetado para transportar 11 soldados completamente equipados para combate em assentos especiais anti-choque.

Fotos: Roberto Caiafa / Infodefensa.com



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto