AEL integrar os sistemas WAD e HUD no Gripen
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

AEL integrar os sistemas WAD e HUD no Gripen

WAD Wide Area Display AEL Sistemas Photo
|

A Saab selecionou a AEL Sistemas para fornecer o Wide Area Display (WAD) e o Head-up Display (HUD) que integrarão os Gripen NG adquiridos pelo Brasil, como parte do contrato FX-2. O desenvolvimento do WAD e do HUD foram iniciados em janeiro de 2015. A Saab e a AEL firmaram também um acordo para a transferência de tecnologia envolvida. O novo programa de sistemas aviônicos será executado ao longo de quatro anos e inclui desenvolvimento, integração e produção na cidade de Porto Alegre (RS). A integração final do sistema nas aeronaves Gripen NG será feita pela Saab e pela Embraer Defesa & Segurança.

O WAD é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19x8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit. A AEL também vai desenvolver o novo HUD para os caças Gripen NG. Esse equipamento fornece informações essenciais de voo e missão ao piloto, ampliando seu campo de visão fora do cockpit. Uma extensa campanha de testes de voo será realizada em cooperação com a AEL nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia, para demonstração e validação do novo equipamento.

O contrato de transferência de tecnologia com a AEL será focado no desenvolvimento da interface homem-máquina (HMI) para caças avançados, juntamente com workshops para manutenção de aviônicos empregados no Gripen NG. As atividades no âmbito do contrato irão começar no segundo semestre de 2015 na Saab, em Linköping, e irão incluir cursos teóricos e treinamentos práticos.

Foto: Gyno Marcommini/Oxygino Art



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto