A aeronave modernizada AMX A-1M exceder 1.000 horas de vôo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

A aeronave modernizada AMX A-1M exceder 1.000 horas de vôo

1 000 horas1
|

O 1º/16º GAv (Esquadrão Adelphi) completou 1.000 horas de voo com seus jatos de ataque Embraer AMX A-1M modernizados. A unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), baseada em Santa Cruz (RJ), é a única que opera essas aeronaves. Durante uma missão de apoio aéreo aproximado, realizada durante o Exercício Boca do Monte, na Base Aérea de Santa Maria (RS), a marca foi alcançada. Desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália, o caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989. Em setembro de 2013, o Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro A-1M, versão modernizada com radar multimodo Scipio SCP-01, sistemas de navegação e mira atualizados, novos equipamentos para enganar os sistemas de guiagem de mísseis inimigos, e uma cabine mais moderna com mostradores digitais preparados para uso com óculos de visão noturna, entre outras modificações.

A modernização é realizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Até agora, o Esquadrão Adelphi recebeu três A-1M. Os Esquadrões Poker e Centauro, ambos da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, operam as versões A-1A e A-1B mais antigas, e que também serão modernizadas em futuro próximo.

O A-1M fez a sua estreia operacional dois meses após a entrega do primeiro exemplar, durante a Cruzex Flight 2013, grande exercício de guerra aérea multinacional promovido pela FAB usando o espaço aéreo do nordeste brasileiro. Na ocasião, foram avaliadas em situações de combate a efetividade dos novos sistemas e sensores instalados na aeronave modernizada, e novas doutrinas de emprego foram testadas. Aeronaves A-1A e A-1B, equipadas com pods Litening III e Recce Lite instalados na linha central, “marcaram” alvos para as bombas guiadas “lançadas” pelo A-1M, o s alvos sendo atingidos com grande precisão. Em 2015, os exemplares modernizados disponíveis deverão tomar parte em mais exercícios de combate, e espera-se a entrega da primeira unidade biplace (dois assentos) do modelo.

Fotos: Força Aérea Brasileira / R. Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto