Brasil compra 36 aeronaves Gripen por 4.500 Milhões
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil Contratación >

Brasil compra 36 aeronaves Gripen por 4.500 Milhões

Gripen E 1
|

A fabricante sueca Saab e o Governo Brasileiro assinaram contrato definitivo, orçado em US$ 4.550 Bilhões, relativos à aquisição, por parte da Força Aérea Brasileira, de 36 aeronaves de caça de 4ª geração Gripen NG (28 monoplaces e oito biplaces), sistemas bélicos associados, treinamento, peças, suporte, planejamento e manutenção. A versão de dois assentos do Gripen NG BR, assim como o cockpit equipado com Wide Area Display (WAD) e outros sistemas desenvolvidos localmente, elevou o custo final do contrato em quase US$ 1 bilhão, despertando críticas e questionamentos de alguns parlamentares e setores da imprensa doméstica.

A AEL Sistemas vai fornecer o WAD, e o Head-up Display (HUD), display digital ao nível dos olhos do piloto. O desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. A Saab e a AEL também assinaram acordo para a transferência de tecnologia desses sistemas, e o cronograma do programa segue dentro dos prazos estipulados. A Saab tem a previsão de iniciar as entregas do Gripen NG BR em 2019, se estendendo até 2024.

Mikael Franzen, gerente do programa Gripen NG para o Brasil, declarou na ocasião “O contrato do Gripen NG BR se estenderá por um longo período, abrindo possibilidades de negócios com outros países latino-americanos, expandindo assim as expectativas de mercado da Saab após vender o Gripen para a República Checa e a Hungria (Europa Central e Oriental)”.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto