Brasil inicia o processo de aquisição de Boeing 767-300 convertidos em aeronaves de reabastecimento
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Brasil inicia o processo de aquisição de Boeing 767-300 convertidos em aeronaves de reabastecimento

767 REVO Colombia com KFIR Foto MD Colombia
|

Segundo o website Flight Global, o Governo Brasileiro estaria liberando a tramitação do orçamento necessário para a compra de jatos Boeing 767-300 convertidos em aeronaves de reabastecimento aéreo, dentro do escopo do Projeto KC-X2. A empresa Israel Aerospace Industries (IAI) foi selecionada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2013, mas as eleições de outubro do ano passado paralisaram o processo. Os planos divulgados preveem que o primeiro de três exemplares deverá ser convertido pela divisão Bedek em Israel, e as outras duas células serão concluídas no Brasil pela empresa TAP Manutenção e Engenharia contando com a supervisão de engenheiros da IAI. O trabalho de conversão incluirá o reforço das asas nos pontos onde serão instalados os dois pods de reabastecimento e a instalação de uma grande porta de carga lateral, entre outras modificações.

A urgência da Força Aérea nesse programa é compreensível, pois as capacidades de abastecimento de aeronaves no ar (REVO) e o transporte de forças e equipamentos dentro do país e no exterior estariam comprometidos. Essas missões eram feitas anteriormente por quatro KC-137 convertidos de antigos Boeing 707 (retirados do serviço), e agora a FAB tem apenas duas aeronaves Lockheed Martin KC-130HM operacionais atuando como reabastecedores em voo. O Hercules apresenta algumas limitações com relação a velocidade que pode manter durante operações de reabastecimento em rota (longas distâncias em altitude), assumindo um perfil mais tático em suas missões. Os Boeing 767 tanque/transporte atuam melhor com os caças e jatos de ataque, especialmente em longos deslocamentos, ocasião em que também assumem a navegação e a comunicação.

Tanto a Força Aérea Brasileira quanto a IAI não deram qualquer esclarecimento oficial com relação as informações veiculadas pelo website Flight Global.

Foto: Ministerio da Defesa colombiano



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto