A FAB exibe suas capacidades futuras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

A FAB exibe suas capacidades futuras

RVC 9342
|

O mock-up do Gripen NG e as manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular Esquadrilha da Fumaça, foram as principais atrações da Academia da Força Aérea (AFA) no último fim de semana (23/08) em Pirassununga, interior do estado de São Paulo.

Aproximadamente 1.600 militares trabalharam diretamente na montagem e organização do tradicional evento “Domingo Aéreo”, contabilizando ao seu final 93 mil pessoas presentes, número que superou amplamente o registrado no ano passado, quando mais de 50 mil pessoas estiveram na AFA.

O EDA realizou duas apresentações, a primeira pela manhã por volta de 10h30, e a tarde, às 16h30, o público vibrando com as acrobacias dos sete aviões Embraer Defesa & Segurança A-29 Super Tucano. Cada show de 35 minutos apresentou 50 acrobacias, dentre elas o “lancevaque” e a “chumboide”, manobras que retornam ao cardápio do EDA graças ao fato do A-29 Super Tucano oferecer mais potência e capacidade operacional.

Outra novidade foi à adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente. Após quase três anos entre a troca dos T-27 pelos A-29, a indústria aeroespacial brasileira, através da Embraer Defesa e Segurança, logrou entregar ao EDA um novo avião, mais uma vez, com a marca “Made in Brazil”.

O mock-up do SAAB Gripen NG, exibido em um dos hangares da Academia, atraiu milhares de visitantes, fotos e comentários. A configuração de armas exibida contava com o míssil BVR de longo alcance MBDA Meteor (x3), instalado no ventre do modelo, duas bombas stand off Spice 1000 da Rafael, dois mísseis antiradiação Mectron MAR-1, dois mísseis ar-ar de curto alcance Mectron/Denel A-Darter nos trilhos de ponta de asa, pod de navegaçãodesignação de alvos econhecimento Reccelite NG ou Litening III e cockpit configurado com a tecnologia Wide Área Display (WAD). Exceto pelo míssil BVR Meteor, todas as armas exibidas já constam em arsenal ou foram adquiridas pela Força Aérea, aguardando-se sua entrega para 2019, junto com os primeiros exemplares do novo caça.

Segundo o brigadeiro-do-ar Saulo Valadares do Amaral, comandante do “Ninho Das Águias”, como a Academia é conhecida “O Domingo Aéreo é uma oportunidade para a sociedade conhecer de perto o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira, assim como a instituição tem a chance de divulgar a sua missão, equipamentos e estrutura. O objetivo é mostrar que a FAB faz parte de uma mesma sociedade, a brasileira”, afirmou o oficial antes da execução do Hino Nacional.

Outras atrações incluíram manobras acrobáticas em voo do mais antigo caça F-5E em operação no mundo, o primeiro fabricado (atualmente modernizado para a versão F-5EMFM)e baseado em Manaus na atualidade, passagens baixas do ainda único exemplar entregue do AF-1B Skyhawk modernizado da Aviação Naval da Marinha do Brasil, e a exibição estática do patrulha guerra de superfície e antisubmarino Lockheed P-3AM Orion, do Lockheed C-130M Hercules, que deverá ceder seu lugar nos esquadrões de transporte para o EDS KC-390, do Airbus Military C-105 Amazonas, nas duas versões, SAR e cargueiro, dos Embraer A-29AB da Fumaça, um Embraer P-95B Bandeirulha, os helicópteros H-60L Blackhawk, Pantera K2 (Aviação do Exército) e H50 Esquilo, e dezenas de aeronaves Neiva T-25 Universal e Embraer T-27 Tucano utilizadas pelos cadetes na Academia.

Planadores e seus rebocadores, do Clube de Voo a Vela da AFA, e aeronaves acrobáticas civis convidadas se apresentaram, destaque para o Unlimited Class CEA 309 Mehari, projetado e construído pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Esquadrilha BR Aviation e seus T-6D, SU-31 e Beech Bi, e para o CAP 10 B do piloto acrobático da AEL Sistemas, Fernando Locatelli.

Grupos de Reencenação Histórica homenageando os militares brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, armamentos e veículos blindados do Exército Brasileiro, saltos de paraquedistas, apresentações de aeromodelos rádio-controlados, entre dezenas de outras atrações, complementaram o evento na Academia da Força Aérea.

Imagens: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto