O Seminde reúne 70 fornecedoras com oito grandes empresas de defesa em uma conferência de negócios
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

O Seminde reúne 70 fornecedoras com oito grandes empresas de defesa em uma conferência de negócios

DSC 0287a
|

O II Seminário Internacional de Defesa (II Seminde) foi aberto nesta quarta-feira (dia 23) reunindo empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento no Setor de Defesa na cidade de Santa Maria e região sul do Brasil.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato, representou o Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, representou o secretário estadual Fábio Branco, durante a solenidade de abertura, que também contou com a presença do prefeito de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer, autoridades civis e militares das Três Forças, e convidados.

Rodada de Negócios

A primeira atividade do II Seminde aconteceu ao longo do dia no Centro de Eventos, a II Rodada de Negócios do Polo de Defesa de Santa Maria, reunindo empresas fornecedoras e compradoras para ampliar as discussões e oportunidades de negócio no setor. O evento, coordenado pelo SEBRAE, foi à primeira atividade paralela integrante do II Seminário Internacional de Defesa. Neste ano, mais de 70 empresas participam de rodadas de negócios com oito empresas âncoras: Marinha (Centro de Intendência e Centro de Obtenção de Rio Grande), Exército (Depósito de Subsistência e Parque Regional de Manutenções de Santa Maria), Aeronáutica (Base Aérea de Santa Maria), AEL Sistemas, JBT Telecom e KMW do Brasil Sistemas de Defesa.

Palestras

A palestra de abertura do II Seminde, sobre a Estratégia Nacional de Defesa (END) e a Indústria de Defesa no Brasil, foi realizada pelo brigadeiro-do-ar José Augusto Crepaldi Affonso, diretor do Departamento de Produtos de Defesa (Deprod) do Ministério da Defesa (MD), e pelo tenente-brigadeiro-do-ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no Ministério da Defesa (MD). Como mediador, atuou o major-brigadeiro-do-ar R/1 Raul José Ferreira Dias*, Coordenador do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - COMDEFESA/ FIERGS

(*Com mais de 42 anos de serviços na FAB, o brigadeiro Dias atualmente trabalha em consultoria direta ou por meio de parcerias específicas, prioritariamente nas áreas de defesa, aeronáutica, segurança pública, comando, controle e segurança de TI, atuando também na prospecção de novos produtos e negócios para empresas junto ao Ministério da Defesa e Forças Armadas Brasileiras. Dias também é membro voluntário do Grupo Temático de Segurança Pública e Ações Correlatas, da Agenda 2020 da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Polo RS).

Imagens: Seminde e Defii Ateliê de Softwares



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto