Brasil receberá 50 blindados via FMS
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Brasil receberá 50 blindados via FMS

Gbo rc m577 10 of 10
|

Dentro do Projeto Estratégico Obtenção Da Capacidade Operacional Plena (PEE OCOP), o Exército Brasileiro (EB) está investindo, através do Foreign Military Sales, programa de financiamento de material militar em condições vantajosas mantido pelo Governo dos Estados Unidos da América, na obtenção de 50 veículos blindados de esteiras, especialmente 34 viaturas posto de comando M577 A2 (carro comando), baseadas no amplamente utilizado modelo M-113.

Essa versão é prevista na organização dos batalhões de infantaria blindados do Exército Brasileiro, só que nunca havia sido adquirida. A mecânica não difere em nada das centenas de veículos blindados de transporte de infantaria (VBTI) M-113 que o EB já possui, representando um incremento considerável na capacidade de comando e controle.

Também foram selecionadas 12 viaturas para transporte de pessoal M113 A2 e quatro blindados de socorro M88 A1. As unidades possuem, em média, 29 anos, 32 anos e 29 anos de uso, respectivamente, e foram inspecionadas e selecionadas dentre as em melhores condições nos estoques do Exército dos Estados Unidos (US Army).

Os veículos não serão modernizados antes da sua entrega no Brasil, mas deverão sofrer manutenções e adaptações antes de entrarem em operação. O M577 A2 de comando conta com um moderno sistema de comunicações destinado a entrar em contato com os outros carros no terreno e também outras redes de comunicações.

Já o M113 é um VBTI equipado com lagartas, dotado de capacidade anfíbia em pequenos cursos de água e grande capacidade de deslocamento em estradas (alta velocidade).

Os blindados serão destinados à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, em Curitiba, à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria, as Brigadas de Cavalaria Mecanizadas, localizadas no Rio Grande do Sul, e os Regimentos de Cavalaria Blindados, localizados no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul.

Esses 50 veículos se somarão aos 36 obuseiros autopropulsados adquiridos em 2013 via FMS e que estão sendo elevados à categoria M109A5+ pela BAE Land Systems, um contrato avaliado em US$ 60 milhões de dólares.

Imagens: UK MoD, US Army



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto