Universidade de Santa Maria desenvolve simulador para os Astros 2020 do Exército Brasileiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Universidade de Santa Maria desenvolve simulador para os Astros 2020 do Exército Brasileiro

Astros 2020
|

O papel da cidade de Santa Maria e região como polo de defesa e simulação militar avança á passos largos.

A direção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou no início dessa semana contrato firmado com o Exército Brasileiro (EB), e destinado a pesquisadores, para que alunos e profissionais contratados pela UFSM desenvolvam um simulador do sistema de lançadores de mísseis e foguetes de nova geração, denominados Astros 2020, a ser usado pelo EB.

Pelo contrato, o Exército repassará R$ 9 milhões à UFSM para que, durante quatro anos, seja desenvolvido um protótipo do simulador. Esse equipamento e seu software deverão recriar com exatidão o processo de lançamento dos mísseis e foguetes das viaturas Astros.

O trabalho da equipe de professores, alunos e pessoal contratado consiste em fazer a especificação do sistema da simulação e integrar os diferentes equipamentos. Além da viatura que lança os mísseis, o sistema também vai disponibilizar uma mesa sensível ao toque, usada na simulação construtiva, e disponível ao escalão superior.

Baseados no Forte Santa Bárbara, em Formosa, Goiás, os novos Astros 2020 incorporam capacidade de cálculo de tiro e conectividade avançada, opção de uso de aeronave remotamente tripulada para observação e marcação de alvos, novos foguetes guiados com 40 km de alcance, e os mísseis de cruzeiro táticos Avibras AV-TM 300, capazes de destruir alvos com extrema precisão a 300 km de distância.

Interatividade Total no CAA-Sul

O novo simulador virtual do Astros 2020, a mesa da simulação construtiva e outros equipamentos terão de interagir, quando conectados em rede, com o Simulador de Apoio de Fogo (SAFO), que recria o tiro de artilharia e está instalado no Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-Sul), em Santa Maria; e com a simulação viva realizada no terreno, como por exemplo, no emprego das viaturas blindadas de combate KMW Leopard 1A5 BR equipadas com o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET 41 modernizado).

Esse equipamento trabalha em conjunto com o avançado Life Firing Monitoring Equipment BR (LFME-BR), da KMW, um investimento de 1,5 milhão de euros para o Centro de Instrução de Blindados, outro importante polo de simulação militar na cidade de Santa Maria.

Participam do projeto 11 professores dos departamentos de Eletrônica da Computação (Delc) e de Computação Aplicada (DCom), e também do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTism).

Estão previstas bolsas para 11 mestrandos, além de outros estudantes de graduação que poderão participar. A Propriedade intelectual desse novo PRODE ficará dividida entre 70% do Exército Brasileiro e 30% da UFSM

Os seguintes professores são responsáveis por esse programa, liderados por Lisandra Manzoni (coordenadora geral): Andrei Legg, João Baptista dos Santos Martins, Luis Álvaro Lima Silva, Mateus Beck Rutzig, Osmar Marchi dos Santos, Raul Ceretta Nunes, Simone Ceolin, Edson Pignaton, Renato Machado e Cesar Pozzer.

Imagens: Exército Brasileiro e Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto