Sobrinho será o novo chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas brasileiras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Personas (Portugués) >

Sobrinho será o novo chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas brasileiras

Abertura EMCFA troca comandante
|

O general-de-exército José Carlos De Nardi deixará a chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, cargo que ocupa desde 2010 coordenando as ações em conjunto da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

De Nardi foi responsável, entre outros avanços, pela consolidação dos esforços de interoperabilidade e ação coordenada das Forças Armadas em operações militares, especialmente do tipo Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e operações de controle de fronteiras do tipo Ágata. Também atuou na organização da segurança, por parte do Ministério da Defesa, nos grandes eventos, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude (com a visita do Papa) e a Copa do Mundo FIFA 2014.

O general é doutor em Ciências Militares, formado em Economia pela PUC (RS), com vários cursos de Aperfeiçoamento e Comando da Força Terrestre. Começou a carreira no Exército Brasileiro em 1961, na escola preparatória de Porto Alegre (hoje Colégio Militar). Tornou-se comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul entre 1991 e 1992. Em 2005, assumiu o Comando da 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. Em 2006, foi promovido a general-de-exército. Passou a comandante militar do Oeste, no Mato Grosso do Sul, e, em seguida, chefe do Comando Militar do Sul.

O novo chefe

O almirante-de-esquadra Ademir Sobrinho será o novo chefe do EMCFA. Atualmente é o chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, já tendo sido também chefe de Logística. Natural de Espera Feliz, Minas Gerais, ingressou na Marinha do Brasil em 1970 e, em 1976, foi declarado Guarda-Marinha.

Ao longo de sua carreira, exerceu, entre outras, as funções de chefe do Departamento de Armamento da fragata Independência, comandante do navio-patrulha fluvial Rondônia, adido naval na Itália e comandante da flotilha do Amazonas. Foi também chefe do Estado-Maior do Comando do 8° Distrito Naval, subchefe de organização do Comando de Operações Navais, comandante do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, diretor de ensino da Marinha e comandante do Quarto Distrito Naval.

Imagens: Ministério da Defesa do Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto