BAE Systems vai modernizar 23 AAV da Marinha do Brasil por 82 milhões de dólares
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

BAE Systems vai modernizar 23 AAV da Marinha do Brasil por 82 milhões de dólares

DSC0250a
|

Concluindo um processo iniciado em 2011 e informado pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) em 2013, a BAE Systems formalizou um contrato avaliado em US$ 82 milhões para modernizar 23 carros lagartas anfíbios AAV7A1 e posteriormente entregá-los para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Os veículos serão elevados ao padrão AAV RAM/RS (Assault Amphibian Vehicle Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard), envolvendo a troca do motor, transmissão e suspensão por componentes similares aos usados pelo blindado M2 Bradley Fighting Vehicle (BFV), reforçando significativamente as capacidades atuais do Corpo de Fuzileiros da Armada.

Segundo Deepak Bazaz, Diretor de Veículos Novos e Anfíbios da BAE Systems “Os AAV RAM/RS possuem maior velocidade e confiabilidade do que a configuração atual, e já temos um forte histórico de apoio aos militares brasileiros, continuaremos estreitando os laços de trabalho ao longo deste programa".

Os 23 “novos” AAV7A1 RAM/RS, e suas ferramentas e equipamentos de teste para apoiar a manutenção das viaturas chegarão ao País juntamente com uma capacidade de sustentação inicial, incluindo aí peças de reposição e suporte em campo, bem como o treinamento dos condutores.

O padrão AAV7A1 RAM/RS possui um motor mais potente que proporciona mais tração, assim como um sistema de suspensão atualizada capaz de suportar o acréscimo de blindagem extra sem perda de desempenho, além de oferecer capacidades melhoradas em mobilidade no transporte de tropas e cargas dos navios para terra. A altura livre do solo aumentou para 40 cm e a relação potência/peso passou de 13/1 para 17/1.

O Corpo de Fuzileiros Navais possui atualmente 26 LVTP A7, classificados de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) 7A1, que com a incorporação dos 23 AAV7A1, somarão uma frota de 49 viaturas. Não está definido se os blindados mais antigos serão submetidos ao padrão RAM/RS, um desejo expressado anteriormente pelo CFN quando da publicação pelo DSCA, da comunicação de intenção de venda feita ao Congresso Norte-Americano.

As atividades do contrato serão realizadas nas instalações da BAE Systems, em York, na Pensilvânia, com produção prevista para começar em junho de 2016 e entregas de veículos a partir de fevereiro de 2017. O lote final deverá estar no Brasil até o fim de 2017, quando começará o treinamento e o apoio.

"A BAE Systems tem atuado junto aos militares brasileiros há mais de 15 anos e também está trabalhando em outros programas de aprimoramento de veículos aqui, como a atualização dos modelos M113B na configuração M113A2 Mk1 para o Exército Brasileiro", disse Marco Caffe, Gerente Geral da empresa no país. "No primeiro semestre de 2015 concluímos a atualização do 150 M113".

Os AAV7A1 adquiridos serão muito úteis no G-40 Bahia, o “novo” navio de assalto anfíbio adquirido pela Marinha do Brasil e entregue na França em dezembro último. O treinamento das tripulações dos novos blindados anfíbios em conjunto com o G-40 deverá ocorrer naturalmente a partir de 2017, recuperando parte da capacidade perdida com a recente desativação de navios antigos e “cansados”.

Imagens: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto